Depois de quatro anos com resultados negativos, o mercado brasileiro reagiu no fim de 2017. De acordo com os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (04/01) pela Fenabrave, as vendas de veículos novos atingiram a marca de 2.172.235 unidades, número 9,36% superior ao de 2016 (1.986.303).
A expectativa de um avanço de 2,4% nas vendas de automóveis e comerciais leves indicada pela entidade no início do ano passado foi superada com folga. Na comparação com as 3.635.518 unidades emplacadas em 2012, até então o melhor ano para o setor, entretanto, o resultado ainda está longe de ser considerado satisfatório.
Para Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade, “ao longo do ano, as ações econômicas acertadas geraram efeitos positivos. Quedas sucessivas dos juros e da inadimplência, o aumento da empregabilidade e um melhor acesso ao crédito resultaram na melhora nos índices de confiança e expectativa do consumidor e do empresário, fazendo com que aumentasse o consumo”. Para o executivo, a expectativa é de um avanço de 11,9% ao longo de 2018.
A Chevrolet, responsável por 394.099 unidades vendidas, chegou ao segundo ano seguido sem ninguém à frente e assegurou mais de 100 mil unidades de vantagem sobre a Fiat (291.324), única do top 10 a perder espaço no período (-4,5%). A VW (272.079), em alta de quase 20% sobre 2016, se manteve no pódio.
A novidade foi o retorno da Ford (206.746) ao chamado G4, depois da sexta posição registrada há 12 meses, à frente de uma Hyundai (201.955) com a menor evolução entre as líderes (+2%). Destaque para a Jeep (88.185), que deixou a Nissan (78.817) para trás ao emplacar a maior evolução dos últimos 12 meses entre as 20 primeiras colocadas (+49,4%).
Enquanto a Peugeot (26.855) mostrou uma pequena reação (+4%), a conterrânea Citroën (22.556) registrou queda superior a 8%. A Kia (8.433) também foi mal, perdendo quase 22% das vendas. BMW (10.165) e Audi (9.910) não tiveram o que comemorar, com retrações na casa dos 14% - a Mercedes (14.340), em alta de 9%, foi a líder entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2017 |
PART. (%) |
TOTAL 2016 |
PART. (%) |
% VARIAÇÃO 17/16 |
1 |
CHEVROLET |
394.099 |
18,14% |
345.874 |
17,41% |
13,94% |
2 |
FIAT |
291.324 |
13,41% |
304.980 |
15,35% |
-4,48% |
3 |
VW |
272.079 |
12,53% |
228.456 |
11,50% |
19,09% |
4 |
FORD |
206.746 |
9,52% |
180.242 |
9,07% |
14,70% |
5 |
HYUNDAI |
201.955 |
9,30% |
197.850 |
9,96% |
2,07% |
6 |
TOYOTA |
189.974 |
8,75% |
180.416 |
9,08% |
5,30% |
7 |
RENAULT |
167.014 |
7,69% |
150.032 |
7,55% |
11,32% |
8 |
HONDA |
131.086 |
6,03% |
122.541 |
6,17% |
6,97% |
9 |
JEEP |
88.185 |
4,06% |
59.046 |
2,97% |
49,35% |
10 |
NISSAN |
78.817 |
3,63% |
60.908 |
3,07% |
29,40% |
11 |
PEUGEOT |
26.855 |
1,24% |
25.824 |
1,30% |
3,99% |
12 |
CITROËN |
22.556 |
1,04% |
24.531 |
1,24% |
-8,05% |
13 |
MITSUBISHI |
21.866 |
1,01% |
24.876 |
1,25% |
-12,10% |
14 |
MERCEDES-BENZ |
14.340 |
0,66% |
13.155 |
0,66% |
9,01% |
15 |
BMW |
10.165 |
0,47% |
11.857 |
0,60% |
-14,27% |
16 |
AUDI |
9.910 |
0,46% |
11.599 |
0,58% |
-14,56% |
17 |
KIA |
8.433 |
0,39% |
10.779 |
0,54% |
-21,76% |
18 |
LAND ROVER |
6.476 |
0,30% |
6.688 |
0,34% |
-3,17% |
19 |
SUZUKI |
4.545 |
0,21% |
3.448 |
0,17% |
31,82% |
20 |
JAC |
3.823 |
0,18% |
2.727 |
0,14% |
40,19% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.172.235 |
100,00% |
1.986.303 |
100,00% |
9,36% |
Em dezembro
Com mais de 200 mil unidades emplacadas (204.852), o mercado brasileiro experimentou um leve crescimento de 2,95% no último mês de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com novembro (197.254), o avanço foi um pouco maior (3,85%).
A Chevrolet (37.416), líder, chegou a quase 11 mil unidades de vantagem sobre a Fiat (26.629), terceira no mês anterior. A VW (25.680), muito próxima, completou o pódio, com a Ford (19.203) fechando o G4 apenas 81 unidades à frente da Toyota (19.122), dona da maior evolução sobre novembro (+17,4%) entre as dez primeiras.
Graças a um avanço de quase 70%, a Audi (1.192) encerrou dezembro na liderança entre as marcas premium – a vantagem sobre a BMW (1.163), no entanto, foi de apenas 29 unidades.
POS. |
MARCA |
DEZ 17 |
PART. |
NOV 17 |
PART. |
% VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1 |
CHEVROLET |
37.416 |
18,26% |
37.354 |
18,94% |
0,17% |
2 |
FIAT |
26.629 |
13,00% |
24.791 |
12,57% |
7,41% |
3 |
VW |
25.680 |
12,54% |
25.569 |
12,96% |
0,43% |
4 |
FORD |
19.203 |
9,37% |
20.328 |
10,31% |
-5,53% |
5 |
TOYOTA |
19.122 |
9,33% |
16.291 |
8,26% |
17,38% |
6 |
HYUNDAI |
18.981 |
9,27% |
17.987 |
9,12% |
5,53% |
7 |
RENAULT |
15.315 |
7,48% |
13.194 |
6,69% |
16,08% |
8 |
HONDA |
11.323 |
5,53% |
11.361 |
5,76% |
-0,33% |
9 |
JEEP |
8.473 |
4,14% |
8.012 |
4,06% |
5,75% |
10 |
NISSAN |
8.147 |
3,98% |
9.171 |
4,65% |
-11,17% |
11 |
PEUGEOT |
2.337 |
1,14% |
2.860 |
1,45% |
-18,29% |
12 |
CITROËN |
2.055 |
1,00% |
2.142 |
1,09% |
-4,06% |
13 |
MITSUBISHI |
1.749 |
0,85% |
1.622 |
0,82% |
7,83% |
14 |
AUDI |
1.192 |
0,58% |
707 |
0,36% |
68,60% |
15 |
BMW |
1.163 |
0,57% |
885 |
0,45% |
31,41% |
16 |
MERCEDES-BENZ |
1.144 |
0,56% |
1.109 |
0,56% |
3,16% |
17 |
LAND ROVER |
775 |
0,38% |
486 |
0,25% |
59,47% |
18 |
KIA |
743 |
0,36% |
731 |
0,37% |
1,64% |
19 |
JAC |
641 |
0,31% |
357 |
0,18% |
79,55% |
20 |
LIFAN |
415 |
0,20% |
398 |
0,20% |
4,27% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
204.852 |
100,00% |
197.254 |
100% |
3,85% |
Fonte: Fenabrave
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