O fechamento de 2017 no mercado automotivo trouxe boas notícias. Foram 2,17 milhões de automóveis e comerciais leves vendidos, uma alta de 9,4% sobre 2016. É a primeira vez desde 2013 que o mercado fecha no azul, dando indícios de que a recessão dos últimos anos ficou para trás e de que 2018 tem tudo para ser mais positivo. Confira agora como ficou o Top 20 de 2017 e a comparação das vendas dos líderes com o ano de 2016.  

Comparativo Argo x Onix x HB20

1) Chevrolet Onix - 188.654 unidades em 2017 contra 153.371 em 2016 (+ 23%)

Fechando o terceiro ano na liderança de vendas do Brasil, o Onix desta vez teve uma vantagem esmagadora de mais de 80 mil unidades sobre o vice HB20 - mais do que todo o volume do VW Gol no ano. Mesmo com sua imagem arranhada pela nota zero no teste de impacto do Latin NCAP, o queridinho da GM teve um incremento de 23% nas vendas 

Comparativo Argo x Onix x HB20

2) Hyundai HB20 - 105.590 unidades em 2017 contra 121.616 em 2016 (-13,2%)

Lançado em 2012, o HB20 teve um facelift muito leve em 2016 e parece ter perdido um pouco do fôlego, com recuo de dois dígitos em relação ao ano passado. Mas essa queda também está ligada à chegada do Creta, feito na mesma planta de Piracicaba (SP). Com volume limitado de produção, a marca coreana aproveitou a boa acolhida do SUV e deu prioridade a ele, que tem margens de lucro mais apetitosas que o HB20.  

Ford Ka, Ka+, EcoSport, - Camaçari

3) Ford Ka - 94.893 unidades em 2017 contra 76.615 em 2016 (+23,9%)

Outro que também não sentiu os efeitos negativos de ter zerado no teste de impacto do Latin NCAP, o Ka teve crescimento superior ao do Onix em 2017 (23,9%). E deve melhorar sua posição em 2018, já que será reestilizado, ganhará novo motor (1.5 de 3 cilindros) e enfim terá câmbio automático (6 marchas do EcoSport), além da central multimídia com tela flutuante no painel.   

VW Gol Trendline

4) VW Gol - 73.919 unidades em 2017 contra 57.390 em 2016 (+28,8%)

O ex-campeão voltou a mostrar força após o reposicionamento da gama VW, que teve o up! reestilizado colocado para cima. Assim, o Gol voltou a ser o carro de entrada da VW e, com crescimento de quase 29%, pulou de um amargo nono lugar em 2016 para a quarta posição em 2017. Vale lembrar, porém, que em 2016 a VW teve problemas de produção que afetaram toda sua linha. Para 2018, a expectativa é positiva, pois o Gol vai ganhar câmbio automático pela primeira vez, em substituição ao automatizado I-Motion. 

Chevrolet Prisma

5)  Chevrolet Prisma - 68.988 unidades em 2017) contra 66.337 em 2016 (+4%)

Num ano em que praticamente não teve novidades na concorrência, o Prisma fechou 2017 novamente na liderança entre os sedãs compactos - até com um leve incremento de 4% nas vendas, embora tenha perdido a quarta posição para o Gol. Em 2018, a parada promete ser mais dura com a estreia de Fiat Cronos (sedã do Argo) e VW Virtus (sedã do Polo) logo em janeiro. 

Renault Sandero 1.0 SCe

6) Renault Sandero - 67.344 unidades em 2017 contra 63.228 em 2016 (+6,5%)

Mesmo com a estreia do pequenino (e barato) Kwid, o Sandero manteve-se como o Renault mais vendido. E o melhor, com crescimento de 6,5% e subida de sétimo para o sexto lugar - graças também ao fim do Fiat Palio. Para 2018, o Sandero terá uma reestilização exclusiva para o Brasil, com a traseira diferente do europeu, como mostram as imagens de patente já registradas pela Renault.   

Comparativo Corolla x Civic

7) Toyota Corolla - 66.188 unidades em 2017 contra 64.740 em 2016 (+2,2%)

No ano em que finalmente ganhou controle de estabilidade, além de um leve redesenho, o Corolla mais um vez não deu chance aos rivais e fechou na liderança absoluta entre os sedãs médios. Com mais de 66 mil emplacamentos e crescimento de 2,2%, ele vendeu bem mais que o dobro do arquirrival Honda Civic, que mesmo totalmente renovado estacionou nas 25.871 unidades em 2017. 

Fiat Strada

8) Fiat Strada - 54.870 unidades em 2017 contra 59.449 em 2016 (-7,7%)

A líder entre os comerciais leves teve ligeira queda em 2017, enquanto a principal rival VW Saveiro cresceu 25%, mas ainda ficou distante. Para 2018 a Fiat tem o desafio de renovar sua picape pequena, e o caminho para isso passa pela Fiorino - versão furgão do Uno. Ela deverá aproveitar esta base (mais moderna que atual, do Palio 1996) e ter design semelhante ao do Mobi na parte frontal. A ver!

Fiat Mobi GSR

9) Fiat Mobi - 54.270 unidades em 2017 contra 28.731 em 2016 (+88,9%)

No fim de 2016 a Fiat fez uma correção de rota no Mobi que foi fundamental para seu bom resultado em 2017: a estreia do motor 1.0 Firefly de 3 cilindros e da direção elétrica na inédita versão Drive, itens que melhoraram sobremaneira a dirigibilidade e o consumo do carrinho. Além disso, também passou a ofertar o câmbio automatizado GSR, que aposenta o pedal da embreagem. Mesmo sem a segurança do VW up! e o estilo do Renault Kwid, o Mobi liderou com folga a categoria dos subcompactos. Para 2018, poderia abandonar o antigo motor 1.0 Fire em mais versões... 

Fiat Toro 2017

10) Fiat Toro - 50.723 unidades em 2017 contra 41.283 em 2016 (+ 22,9%)

Num ano em que ganhou apenas novas versões, a Toro segue sendo um "case" de sucesso da Fiat. Ainda sozinha no segmento de picapes médias-compactas com plataforma monobloco, a camionete teve crescimento de quase 23% e vendeu mais do que qualquer SUV, superando os 50 mil emplacamentos. Há expectativa de ganhar uma versão de entrada com motor 1.8 e câmbio manual, que pode enfim surgir em 2018.   

Comparativo Peugeot 3008 x Jeep Compass

11) Jeep Compass - 49.187 unidades em 2017 contra 6.599 em 2016 (+645,37%)

Lançado em outubro de 2016, o Compass foi a grande surpresa de 2017. Maior e mais caro que o Renegade, nem a própria Jeep esperava que ele se tornasse o carro-chefe da marca no Brasil. Mas o fato é que o Compass não só dominou por completo a sua categoria (SUVs médios) como também desbancou o Honda HR-V como o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano.  

Honda HR-V Touring

12) Honda HR-V - 47.775 unidades em 2017 contra 55.758 em 2016 (-14,3%)

Não bastasse o sucesso do Compass, o ex-líder HR-V ainda teve de lidar com os ataques da concorrência: Nissan Kicks nacionalizado, Ford EcoSport renovado e a estreia do Hyundai Creta, que nos últimos meses de 2017 tirou do Honda também a liderança entre os SUVs compactos. Enquanto isso, o HR-V apenas ganhou uma nova versão de topo, a Touring, mais cara e equipada. Na Ásia a Honda já testa a versão reestilizada do HR-V, mas não deve chegar por aqui antes de 2019.   

Volkswagen Fox Xtreme 2018

13) VW Fox - 42.716 unidades em 2017 contra 43.727 em 2016 (-2,3%)

No ano de lançamento do Polo e reposicionamento do up!, o Fox foi praticamente jogado para escanteio. Restou em apenas duas versões (Connect e aventureira Extreme), perdendo o motor 1.6 16V e o câmbio manual de 6 marchas. Apesar disso, caiu somente 2,3% nas vendas de 2017. Para não perder mais espaço em 2018, a VW acaba de promover uma redução de preços, mas o futuro do Fox é incerto.  

Saveiro CE

14) VW Saveiro - 42.438 unidades em 2017 contra 33.951 em 2016 (+25%)

A picape do Gol é outra que havia sofrido com a paralisação na produção em 2016 - daí o aumento de 1/4 no volume de vendas em 2017, ficando mais próxima da líder Strada. Não deverá ter novidades para 2018, uma vez que a nova geração (Saveiro NF) está prevista somente para 2019 ou 2020.  

Toyota Etios Hatch 2018

15) Toyota Etios HB - 41.986 unidades em 2017 contra 37.974 em 2016 (+10,6%)

Ano importante para o Etios, que subiu uma posição no ranking (havia sido 16º em 2016) e teve aumento de vendas acima de dois dígitos. Mostra que as mudanças feitas pela Toyota ao longo do tempo deram resultado, especialmente a oferta do câmbio automático em todas as versões. Para 2018 vai ganhar a concorrência interna do Yaris, que vai usar a mesma base e mecânica, mas com design moderno e interior mais refinado.   

Hyundai Creta

16) Hyundai Creta - 41.625 unidades em 2017 - Não existia em 2016

Grande estreia do SUV compacto da Hyundai, que já ganhou mais duas versões desde o lançamento (Pulse Plus 1.6 AT e Sport 2.0 AT). Bateu fácil a meta da marca para ele, que era de 36 mil unidades em 2017, e ainda terminou o ano com vendas mensais à frente do Honda HR-V e no encalço do Jeep Compass.

VW Voyage 2017

17) VW Voyage - 40.822 unidades em 2017 contra 26.074 em 2016 (+56,6%)

Mais um que havia sido prejudicado em 2016 pela paralisação da VW, o Voyage teve aumento de mais de 50% nas vendas. Com desempenho forte em vendas diretas, ele conquistou a segunda posição no segmento de sedãs compactos, deixando para trás o Hyundai HB20S, o Fiat Grand Siena e o Toyota Etios Sedan. Em 2018 terá a novidade do câmbio automático, mas também a concorrência interna do Virtus, maior e mais moderno.    

Jeep Renegade - Fabrica Goiana (PE)

18) Jeep Renegade - 38.334 unidades em 2017 contra 51.563 em 2016 (-25,6%)

Se repetisse os números de 2016, o Renegade teria sido líder dos SUVs em 2017. Mas a realidade é que o Compass criou um problema para o Renegade dentro de casa, e além disso chegaram rivais fortes como o Hyundai Creta. O resultado foi a perda de 1/4 de seu volume de vendas no último ano, mesmo tendo novidades em motor (1.8 reajustado e com tecla Sport) e versões (a inédita Limited).  

Toyota Hilux SR Challenge

19) Toyota Hilux - 34.368 unidades em 2017 contra 34.031 em 2016 (+0,99%)

Fechando mais um ano na liderança entre as picapes médias, mesmo após a chegada da S10 Flex com câmbio automático, a Hilux praticamente repetiu a performance de vendas de 2017. Para 2018 deverá ganhar uma leve reestilização, já mostrada na Tailândia.   

Fiat Uno

20) Fiat Uno - 34.165 unidades em 2017 contra 34.626 em 2016 (-1,33%)

Quem vê o resultado final do Uno em 2017 (pequena redução) pode imaginar que ele ainda tem certo gás no mercado. Mas o fato é que o modelo veio caindo nas vendas ao longo do ano e chegou em dezembro com apenas 1.346 unidades emplacadas no mês. Por pouco não perdeu a posição no Top 20 para o up!, que fechou 2017 a apenas 4 unidades (!) do Uno.   

Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com