Embora nenhuma confirmação oficial tenha sido dada até agora, é fato que o ressurgimento do mercado de picapes médias na América do Norte tem atraído fortemente o interesse dos executivos da Volkswagen. A marca por diversas vezes já demostrou vontade em ingressar no segmento por lá e, não por acaso, registou em novembro passado no escritório de patentes dos Estados Unidos o batismo 'Amarok'. O documento não comprova que a camionete, de fato, será lançando localmente, mas atesta que o nome poderá ser usado para designar qualquer "veículo terrestre, versão, série especial, motor, peças ou acessórios".
A medida poderia ser interpretada apenas como uma tática comum da indústria para guardar a propriedade intelectual, mas os planos da VW vão bem mais além. Desde 2014 a marca ensaia explorar este segmento na América do Norte e os números de vendas cada vez mais expressivos só aumentam esse interesse. A General Motors, por exemplo, atua na categoria com as bem-sucedidas Chevrolet Colorado e GMC Canyon, ao passo que Honda e Toyota marcam presença com Ridgeline e Tacoma, respectivamente. Nas próximas semanas, será a vez de a Ford voltar ao páreo com uma versão renovada da Ranger.
Nada impende, portanto, que a Volks leve a Amarok para lá (seja nesta ou na próxima geração) ou ainda que siga uma caminho diferente, como sugeriu em janeiro do ano passado. Na época, a marca afirmou que poderia desenvolver uma picape com base na plataforma MQB do SUV Atlas, aos moldes do que a Honda fez com a Ridgeline (derivada do SUV Pilot). A ideia seria ter um modelo com carroceria monobloco, foco em espaço e alinhamento à proposta life-style.
Fonte: Motrolix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nova geração da Amarok poderia ter seguido outros caminhos, revela designer