Neste último dia de 2017 já é possível ter uma boa ideia de como foram as vendas de automóveis em dezembro. Embora o resultado oficial da Fenabrave só vá ser divulgado na próxima semana, as vendas até o dia 29* mostram novidades no Top 10 e antecipam como será o mercado em 2018.
A primeira constatação é que a invasão dos SUVs está cada dia mais evidente: entre os 17 mais bem colocados na lista, nada menos que 6 são utilitários-esportivos. Com a liderança do Creta entre os SUVs compactos, o modelo da Hyundai teve seu melhor resultado desde que estreou no Brasil, em janeiro passado, tendo mais de 5 mil emplacamentos. Desta vez abriu mais de 700 unidades em relação ao rival direto Honda HR-V, mostrando que a Honda precisará fazer mudanças em seu SUV se quiser brigar pelo topo do segmento em 2018. Por sua vez, o Compass massacra os rivais entre os SUVs médios e deverá fechar 2017 como o SUV mais vendido no geral, mesmo sendo maior e mais caro que o ex-líder HR-V.
Outros SUVs que também estão na briga são o Nissan Kicks (3.713), que entrou em novo patamar após a nacionalização, e o Jeep Renegade (3.345), que ainda se defende bem mesmo após o sucesso tremendo de seu irmão maior Compass. Renovado em 2017, o Ford EcoSport não parece ter condições de voltar à briga pela ponta, mas, superando as 3 mil unidades mensais, deverá se manter no Top 20.
Apesar da ascensão dos SUV`s, os hatches compactos ainda são os donos do mercado brasileiro - 9 carros no Top 20. E as duas principais novidades de 2017 vêm conquistando seu espaço. O Fiat Argo aparece na sétima colocação com seu melhor resultado até então, encostando nas 5,6 mil unidades. O mesmo aconteceu com o VW Polo, com quase 4,9 mil unidades, entrando pela primeira vez no Top 10. Já o Renault Kwid volta a aparecer no Top 20 (2.818) pela primeira vez após os problemas que resultaram num recall duplo de todas as unidades do carrinho.
O que parece que não vai mudar em 2018 é a liderança absoluta do Chevrolet Onix. Em mais um resultado expressivo (acima de 17,5 mil emplacamentos), o hatch da GM vendeu mais que a soma dos rivais mais próximos, Hyundai HB20 (8.770) e Ford Ka (7.881). Outro que tem seu domínio inabalável é o Toyota Corolla, que em dezembro desbancou o VW Gol e foi o quarto mais vendido (mais de 6,5 mil unidades).
Em sexto, o Chevrolet Prisma segue na ponta folgada entre os sedãs compactos - os rivais Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20 foram apenas o décimo oitavo e décimo nono, respectivamente. Mas a vida do modelo da GM não deverá ser tão tranquila em 2018, uma vez que logo em janeiro chegam os novos Fiat Cronos, sedã do Argo, e VW Virtus, sedã do Polo, com promessas de seguirem os passos de sucesso dos hatches dos quais derivam. É esperar pra ver.
Colocação - Unidades
*Matéria atualizada com dados de vendas mais recentes (dia 29) às 10h45
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela