Há alguns meses a Volkswagen vem prometendo 20 lançamentos até 2020. Só isso já levou a muita especulação sobre essa lista (até nós fizemos uma), com alguns modelos óbvios como o sedã Virtus e o SUV compacto T-Cross. Outros foram descobertos no meio do caminho, como o crossover médio baseado no Skoda Karoq. Eis que a Volkswagen Argentina revela a lista completa durante a festa de fim de ano. E com alguns modelos bem interessantes, como a nova geração do Gol.
A imagem, divulgada no Twitter pelo jornalista argentino Guido Tonelli, mostra cada um dos lançamentos, divididos entre produção no Brasil, na Argentina ou importação de outros lugares do mundo. O primeiro deles é o novo Polo, que já está nas lojas. Outro será o sedã Virtus, prometido para fevereiro de 2018. Confira os outros carros:
Amarok
A picape Amarok terá novidades. Nesta terça-feira (5), a marca está apresentado a versão com motor V6 diesel para a imprensa brasileira, e deve chegar às concessionárias em breve. É fabricada em Pacheco (Argentina) e que, em breve, será o único veículo a sair daquela linha de produção, pois a SpaceFox (lá chamada de Suran) deixará de ser fabricada. Quando isso acontecer, a VW começará a renovar o complexo para produzir carros com a plataforma modular MQB.
Golf e Golf Variant
Reestilizado na Europa, o Golf renovado chegará ao Brasil em 2018. Foi avistado diversas vezes em testes pelas ruas, inclusive nas versões Variant (perua) e GTI (esportiva). A marca trata o Variant como um carro separado, por ter uma carroceria diferente. Ganha mudanças discretas no para-choque, faróis e lanternas. O importante está do lado de dentro, que recebe novas tecnologias como o painel digital (oferecido como opcional no Polo), nova central multimídia e mais itens de segurança. Infelizmente, tudo indica que ficaremos sem o moderno 1.5 TSI com desativação de cilindro, mantendo o 1.4 TSI de 150 cv produzido em São Carlos (SP). Como importado, o Brasil terá ainda as versões híbrida GTE e elétrica e-Golf.
Atlas
No Salão de Frankfurt, executivos da VW já nos disseram que estudavam vender o enorme Atlas na América Latina. O SUV feito especialmente para o mercado norte-americano não é o mais luxuoso da fabricante, porém é o maior que já criaram, com capacidade para sete passageiros. Virá importado dos EUA. A dúvida é qual a motorização escolhida para cá. Pode ser o 2.0 turbo de 240 cv ou o 3.6 V6 de 280 cv.
Saveiro NF
Há tempos a imprensa fala sobre uma nova picape da Volkswagen, para peitar a Fiat Toro. Só que não será um modelo inédito, mas sim uma mudança para a Saveiro. A nova geração deixará de fazer parte da família Gol para se juntar à gama Polo. Com isso, adotará a plataforma MQB-A0 e ficará maior, para que possa ter cabine dupla com quatro portas (ao invés de uma cabine extra-estendida). Resta saber se a atual picape será mantida em versão específica para trabalho (Robust).
Gol e Voyage AQ
Em poucas palavras: é a despedida do Gol atual. Herbert Diess, CEO global da Volkswagen, disse recentemente que o compacto terá novidades em 2018 e era disso que ele falava. Tanto o hatch quanto o sedã Voyage terão uma atualização para mantê-los vivos no mercado por mais dois anos, possivelmente uma mexida em versões e conteúdos. A sigla AQ indica que deve receber o câmbio automático AQ-250-6F da Aisin, que conhecemos como Tiptronic, acoplado ao motor 1.6 8V.
Gol A00
A verdadeira nova geração do Gol, que aparece nos planos da marca com o nome de A00. Irá trocar de plataforma e um dos caminhos é o uso de uma nova base, chamada MQB-A00, uma versão simplificada da MQB-A0 do Polo (que, por sua vez, é uma versão menor do MQB-A do Golf). Continuará a ser o carro de entrada da Volkswagen. Outro caminho é usar uma arquitetura baseada no up!. De qualquer forma, o novo Gol será o carrasco do Up!, modelo que tem destino incerto até mesmo na Europa, por não fechar a conta.
Polo e Virtus GTS
No lançamento do novo Polo, a Volkswagen já havia descartado a vinda do Polo GTI. E tem uma explicação. Ao invés de apostar na versão europeia, farão seu próprio modelo com pegada esportiva, usando o nome GTS. Não deram detalhes de como será esse carro, mas a aposta mais segura é que equipem tanto o hatch quanto o sedã com o motor 1.4 TSI de 150 cv do Golf, inexistente na linha de ambos. Esperamos que não seja uma mera versão enfeitada dos atuais 1.0 TSI.
T-Cross
A tão aguardada entrada da Volkswagen no segmento dos SUVs compactos já tem data para acontecer: 2º semestre de 2018. Será com o T-Cross, modelo baseado no novo Polo e que usa a mesma plataforma MQB-A0. Mostrado como conceito no Salão de SP em 2016, entrará na faixa de preço de Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks, entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, usando os mesmos motores que o Polo: 1.6 e 1.0 TSI.
Tharu/Tarek
Se você acompanha o Motor1.com, já sabe que a VW do Brasil descartou o T-Roc, SUV baseado no Golf, para investir em outro crossover, este sim de tamanho médio e que é chamado internamente de Tharu. Agora a marca fala que vai se chamar Tarek, o mesmo nome usado pelo primeiro protótipo da marca a competir no Rally Dakar. Será produzido na Argentina em meados de 2020, com a plataforma MQB, e irá competir com o Jeep Compass, com tamanho e construção semelhante ao do Skoda Karoq.
Jetta NF
A nova geração do Jetta será revelada no Salão de Detroit (EUA), em janeiro. Ela já apareceu na internet, em fotos que foram publicadas pela mídia mexicana. Ganha design inspirado no irmão maior Arteon e porte bem superior, para se distanciar do Virtus, que tem tamanho próximo ao da geração atual do Jetta. Além disso, ficará mais tecnológico, possivelmente com o painel digital da marca.
Tiguan
Sabemos que a nova geração do Tiguan virá ao Brasil. Até agora, falaram somente da versão Allspace, com capacidade para sete pessoas e que o modelo de cinco assentos não viria (para não brigar com o Tharu/Tarek). Porém, a apresentação feita pela VW Argentina cita o Tiguan sem falar sobre versões, gerando especulações sobre a chegada da linha completa do SUV.
Passat PA
Lançado em 2014, o VW Passat é o maior sedã que a marca vende no Brasil. Já está na hora de receber uma reestilização, que deve ser apresentada no Salão de Paris (França) do ano que vem. Detalhes ainda são escassos. Espere pela adoção de tecnologias semi-autônomas usadas pelo Audi A4, além da nova geração do painel digital e toques de design baseados no sedã Arteon.
A0 CUV/T-Track
Em 2012, a Volkswagen pensava em lançar um SUV compacto chamado Taigun, com a plataforma do Up!. Foi descartado por ser muito pequeno e a fabricante ficou sem um crossover. Agora este modelo volta aos planos, chamado A0 CUV, indicando o uso da plataforma MQB-A0 para produzir um modelo ainda menor do que o futuro T-Cross. Ficará logo abaixo em preços, o que pode colocá-lo na mesma faixa de preços de alguns SUVs mais baratos, como o Renault Duster.
Fotos: Divulgação, Motor1.com e Guido Tonelli
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional