O Fiat Cronos ainda nem começou a ser vendido e a marca já considera enviá-lo para o mercado europeu. Cristiano Rattazzi, presidente da FCA Argentina, disse ao site CarsDrive que tudo depende do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia sair do papel para montar um plano e levar o sedã para a Europa, onde poderia entrar em países como Turquia.
“Se tiver um bom produto e que tenha apelo mundial, além de fazer as 90 mil unidades para o Brasil e Argentina, podemos encontrar um jeito de fazer outras 90 mil para mandar para a Turquia. Nós temos problemas de competitividade, mas acredito que, em cinco anos, a Argentina vá corrigir isso, como os impostos distorcidos”, disse Rattazzi.
É um plano a médio prazo. O acordo entre Mercosul e União Europeia ainda está em discussão e rumores dizem que um anúncio será feito nos próximos dias. Ainda assim, só passaria a funcionar em 2020, pelo tempo de adaptação dos dois mercados e ainda depende do que será definido.
Outro entrave é a diferença entre os mercados. “Tecnologicamente, há apenas um problema para exportar para a Europa e arrumaríamos isso com um investimento de algumas dezenas de milhões de dólares, que é a proteção para pedestres. Isso custa US$ 20 milhões. O resto são detalhes, pois os motores são os mesmos”, explica Rattazzi. A Fiat já havia anunciado que a linha de motores Firefly seria usada também na Europa e trabalha em uma versão turbinada.
A Fiat fará uma apresentação industrial do Cronos no próximo dia 14 de dezembro, na fábrica em Ferreyra, com a presença do presidente argentino Mauricio Macri e do CEO da FCA, Sergio Marchionne. O sedã começará a ser vendido no 1º trimestre de 2018, ainda sem preços revelados.
Fonte: CarsDrive
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida