O lançamento da nova geração do Polo levantou várias dúvidas sobre o futuro da linha da Volkswagen no Brasil. Afinal, ficaram nada menos que cinco hatchbacks na gama: Gol, Up!, Fox, Polo e Golf. E o Gol é o mais esquecido da turma, uma vez que a própria marca não sabia bem o que fazer com ele. Recentemente, foi rebaixado para carro de entrada, abaixo do up!. Herbert Diess, chefão da empresa, diz que o hatch não irá a lugar algum e que teremos novidades para 2018.
“Nós não desistimos de modelos de entrada como o Gol. Teremos notícias em 2018 e soluções de longo prazo para este segmento importante”, explica o executivo, em entrevista ao site Just Auto. Um novo Gol faz parte da lista de 20 lançamentos que a montadora promete até 2020.
Hoje, o Gol é vendido em três versões: Trendline, Comfortline e a aventureira Track, com os motores 1.0 e 1.6. Até o ano passado, era posicionado acima do Up!. Agora é considerado modelo de entrada, enquanto o Up! mira em um público mais específico e que prefere ter um carro mais bem equipado. E vai vendendo bem. É o quarto carro mais emplacado em 2017, com 61.575 unidades até o momento. Não conseguirá alcançar o Ford Ka, que soma 77.945, mas também não perderá a posição para o Renault Sandero, com 59.641 veículos.
Falta definir qual será a estratégia de atualização do Gol. A chance de usar a plataforma MQB-A0 é muito pequena, já que o Polo não se tornou o novo Gol no Brasil justamente por causa do custo de produção. Apostas mais fortes falam em aproveitar a plataforma PQ12 do up!, devidamente alongada, e criar um novo hatch de porte intermediário entre o up! e o Gol atual, para substituir os dois. Assim, ele não será tão pequeno quanto o up!, e ainda manterá uma boa distância do Polo.
E quando estreia? Devido à reestilização feita em 2016, o mais provável é que a Volkswagen segure um pouco o novo Gol, deixando-o como uma das últimas atrações da renovação geral da gama VW, devendo chegar somente em 2020. Além do recente lançamento do Polo, outro bom motivo para deixar o hatch para tão tarde é não tirar a atenção de outro produto, o inédito SUV compacto T-Cross, cuja estreia já foi confirmada para o 2º semestre do ano que vem.
Fonte: Just Auto
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida