A Ford trabalha à todo vapor na renovação do Ka. O hatchback aparece cada vez mais em testes tanto no Brasil quanto na Índia, e vai revelando suas mudanças aos poucos. As fotos publicadas pela página no Facebook Auto Adrenalin mostram o compacto tanto na versão normal quanto na aventureira Active (que por aqui é chamada de Trail). E também apareceu por aqui nos modelos hatch e sedã, flagrados pelo nosso colega do canal Falando de Carro.
O design, acredite, é secundário. A principal novidade do Ka renovado será a mudança de motorização, com o fim do 1.5 Sigma de 110 cv e 14,9 kgfm atual (que responde por parcela muito pequena das vendas, principalmente no hatch). Na Índia, já falam da adoção de um novo 1.2 tricilíndrico da linha Dragon, que supostamente deve gerar 120 cv.
Por aqui, rumores adiantam que a fábrica de Taubaté (SP) está sendo preparada para produzir o novo 1.5 Dragon de 137 cv e 16,2 kgfm - atualmente feito na Índia - para ser usado no Ka e Ka Sedan, além do já lançado EcoSport. Assim, o Ka também fica pronto para trabalhar com o câmbio automático de 6 marchas - opção que falta ao compacto para fazer frente ao Chevrolet Onix/Prisma e ao Hyundai HB20/HB20S. Já as versões 1.0 deverão seguir sem mudanças mecânicas.
Caso essa alteração se confirme, a estratégia adotada recentemente com o Fiesta 2018 ficará mais clara. Ou seja, a prioridade na Ford brasileira é o Ka, enquanto o Fiesta tende a cumprir tabela até que a marca decida por trazer a nova geração ou simplesmente encerrar a produção do modelo.
Visualmente, o Ka receberá uma nova grade, com desenho interno em colmeia, no lugar dos filetes horizontais do atual. Os faróis também passarão por mudanças. A traseira parece não ter mudado, exceto pelas lentes das lanternas. Vale lembrar que, com o fim da importação do Fiesta Sedan, o Ka Sedan passará a ser o único representante da Ford no segmento.
Do lado de dentro, o Ka adotará linhas semelhantes às do EcoSport, principalmente no painel de instrumentos. A central multimídia será atualizada para o Sync3 nas versões mais caras, enquanto o modelo de entrada seguirá com o Sync1. Deve adotar a mesma solução usada no Fiesta, descartando o uso da tela flutuante para colocá-la coberta pelo painel.
O lançamento acontecerá em algum momento de 2018, como linha 2019.
Fonte: Auto Adrenalin e Falando de Carro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025