A BMW Motorrad aproveita o Salão de Milão, na Itália, para apresentar as novas F850 GS e F750 GS - substitutas das conhecidas F800 e F700 GS. Entre as atrações, a dupla traz design e eletrônica inspiradas na irmã maior R 1200 GS.
O coração das novas trail alemãs é um novo motor de dois cilindros paralelos e 853 cc. Foi completamente redesenhado e agora possui virabrequim de 270 graus, então ganhou ronco de um V-Twin e mais torque em baixas rotações. São 95 cv na 850 e 76 cv na 750, embora o motor seja o mesmo (limitado na 750). Há ainda dois eixos de equilíbrio para reduzir a vibração inerente a este tipo de propulsor, além de uma embreagem assistida com manete mais leve.
Junto ao motor, um novo pacote eletrônico oferece os modos de condução Road (estrada) e Rain (chuva). Como opcional para a F850 GS, pode-se acrescentar os modos Dynamic, Enduro e Enduro Pro, como na R 1200 GS. Esses modos mudam não só a resposta do acelerador como também os parâmetros do controle de tração e da suspensão eletrônica.
Toda estrutura e suspensão são novas. A BMW diz que o novo quadro de aço integra o motor melhor que o anterior, oferecendo maior rigidez e controle. A grande novidade fica por conta da suspensão eletrônica ESA, como opcional. Ao contrário dos sistemas de suspensão eletrônica em que você seleciona um modo e segue com ele, o ESA está se adaptando constantemente à sua tocada e superfície da estrada. Ele também pode ser ajustado de acordo com o modo de condução escolhido, por exemplo, ao acionar Enduro Pro você prepara a moto para andar no off-road.
As duas trail alemãs também passam a contar com painel digital em tela TFT de 6,5" com conectividade. Você pode parear seu smartphone para fazer chamadas, tocar música ou usar o navegador. Foram adicionados ainda os sistemas de ligação de emergência, piloto automático, controle da pressão dos pneus e até um quickshifter, que permite trocar as marchas sem uso da embreagem. Esses itens são oferecidos em pacotes opcionais chamados Comfort, Touring e Dynamic. A F750 GS chega em duas versões, Standard e Exclusive, enquanto a F850 GS adiciona ainda a versão Rallye, somando três versões.
Diferenças entre elas vão além do motor com potência limitada na 750. Ela tem roda aro 19" na dianteira, contra 21" da 850, e usa pneus de asfalto, enquanto a 850 adota pneus de uso misto. Além disso, a 750 pesa 204 kg (em ordem de marcha) e tem altura do banco de 815 mm. Na 850 são 229 kg e 860 mm, respectivamente, fora a suspensão com garfos invertidos na dianteira e maior curso. Em ambas, a altura do banco foi reduzida em relação às antecessoras, uma vez que agora o tanque de combustível passa a ser no lugar convencional - antes ficava sob o banco.
As novas BMW deverão chegar ao Brasil em algum momento de 2018, já montadas na fábrica da marca em Manaus (AM).
Fotos: divulgação
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