A Jeep comemora nesta semana o primeiro ano de vendas e produção da nova geração do Compass no Brasil. Considerado o principal modelo da marca em oferta no país, o SUV já emplacou neste período mais de 45 mil exemplares, sendo 38 mil só no acumulado de 2017. Na prática, os números o colocam como líder isolado do segmento de SUVs médios, representando mais da metade das vendas totais da categoria. A fábrica pernambucana de Goiana foi a primeira do mundo a produzi-lo, mas atualmente há linhas de montagem também no México, na China e na Índia. A produção nacional abastece principalmente o mercado interno, mas unidades já começaram a ser exportadas para a Argentina - com potencial de chegada à toda a América Latina.
Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain. O sucesso do conjunto é tamanho que recentemente foi estendido à versão Limited, até então equipada apenas com motor 2.0 Tigershark a gasolina. No quesito tecnologia, é um dos poucos carros nacionais que podem ser equipados com itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCWp), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e estacionamento semiautônomo.
Atualmente, a média mensal de vendas é de 4.500 unidades - cifra que por vezes coloca o Compass entre os 10 veículos mais vendidos do mercado geral. Interessante é que na época do lançamento as estimativas da Jeep eram modestas e giravam em torno das 2.000 unidades/mês. A mais recente novidade do modelo diz respeito ao lançamento da versão Night Eagle (visual inteiramente all-black), cuja chegada ao Brasil mais uma vez aconteceu primeiro do que em outros países.
Fotos: Divulgação Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição