Líder, o Golf reestilizado recentemente também foi muito bem. O VW, que foi o preferido por 51.500 consumidores, registrou um avanço de 11% nos últimos doze meses. Desde julho de 2015 o campeão europeu não crescia na casa dos dois dígitos. O Renault Clio (26.902) completou o pódio, mas se manteve em 2º no total de janeiro para cá.
Preferido no Reino Unido, na Espanha e na Finlândia, o Nissan Qashqai foi um dos grandes destaques do mercado europeu em setembro. O SUV da marca japonesa emplacou expressivas 28.987 unidades, 13% a mais do que em 2016, e pela primeira vez na história foi o 2º veículo mais vendido no Velho Continente – no acumulado de 2017, o modelo é o 5º colocado.
Separados por cerca de mil unidades, Opel/Vauxhall Corsa (23.575) e VW Tiguan (22.540) vieram em seguida, embora o primeiro tenha perdido mais de 22% dos compradores desde o ano passado. Com pequeno crescimento (+3%), o Ford Focus (20.939) voltou a figurar no pelotão da frente, seguido por um VW Polo (20.446) em momento de transição para a chegada da nova geração às concessionárias.
Além do Qashqai, outro japonês se destacou. Com 19.178 unidades, o Toyota Yaris chegou ao terceiro mês consecutivo no top 10, deixando para trás o Ford Fiesta (18.917), responsável pela maior retração dentre os modelos com números de 2016 disponíveis (-46,3%).
A Mercedes também não teve do que se queixar. Além de emplacar dois modelos no top 20 – Classe C (17.771) em 14º e Classe A (16.449) em 19º -, a marca alemã, presente no top 5, foi a única entre as oito primeiras a crescer sobre o ano passado (+0,9%).
Com 1.461.683 veículos novos comercializados, o mercado europeu experimentou queda de 2,3% nas vendas, embora o acumulado de 2017 (11.979.598) permaneça positivo (+3,2%). A VW (157.029) foi a líder absoluta na disputa entre montadoras, mas a diferença da Renault (95.160), 2ª, para a Mercedes (92.372), 5ª, foi inferior a três mil unidades.
POS. |
MODELO |
SET.17 |
% MERCADO |
SET.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
51.500 |
3,5% |
46.392 |
11,0% |
2 |
NISSAN QASHQAI |
28.987 |
2,0% |
25.570 |
13,4% |
3 |
RENAULT CLIO |
26.902 |
1,8% |
26.107 |
3,0% |
4 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
23.575 |
1,6% |
30.370 |
-22,4% |
5 |
VW TIGUAN |
22.540 |
1,5% |
22.124 |
1,9% |
6 |
FORD FOCUS |
20.939 |
1,4% |
20.330 |
3,0% |
7 |
VW POLO |
20.446 |
1,4% |
31.753 |
-35,6% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
20.399 |
1,4% |
20.803 |
-1,9% |
9 |
PEUGEOT 208 |
20.145 |
1,4% |
23.474 |
-14,2% |
10 |
TOYOTA YARIS |
19.178 |
1,3% |
18.837 |
1,8% |
11 |
FORD FIESTA |
18.917 |
1,3% |
35.235 |
-46,3% |
12 |
RENAULT CAPTUR |
18.858 |
1,3% |
20.652 |
-8,7% |
13 |
FIAT 500 |
18.837 |
1,3% |
20.005 |
-5,8% |
14 |
MERCEDES CLASSE C |
17.771 |
1,2% |
21.070 |
-15,7% |
15 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
16.911 |
1,2% |
- |
- |
16 |
SKODA FABIA |
16.640 |
1,1% |
17.067 |
-2,5% |
17 |
AUDI A3 |
16.639 |
1,1% |
20.194 |
-17,6% |
18 |
VW PASSAT |
16.469 |
1,1% |
17.185 |
-4,2% |
19 |
MERCEDES CLASSE A |
16.449 |
1,1% |
- |
- |
20 |
CITROËN C3 |
16.118 |
1,1% |
- |
- |
21 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
16.093 |
1,1% |
25.301 |
-36,4% |
22 |
FIAT PANDA |
15.804 |
1,1% |
- |
- |
23 |
MINI |
15.435 |
1,1% |
17.137 |
-9,9% |
24 |
DACIA SANDERO |
15.217 |
1,0% |
- |
- |
25 |
BMW SÉRIE 1 |
14.985 |
1,0% |
- |
- |
26 |
HYUNDAI TUCSON |
14.696 |
1,0% |
- |
- |
27 |
FORD KUGA |
14.646 |
1,0% |
- |
- |
28 |
PEUGEOT 2008 |
14.163 |
1,0% |
- |
- |
29 |
PEUGEOT 3008 SUV |
14.033 |
1,0% |
- |
- |
30 |
BMW SÉRIE 5 |
13.529 |
0,9% |
- |
- |
31 |
RENAULT MÉGANE |
13.417 |
0,9% |
- |
- |
32 |
AUDI A4 |
13.234 |
0,9% |
17.076 |
-22,5% |
33 |
MERCEDES CLASSE E |
13.104 |
0,9% |
- |
- |
34 |
NISSAN JUKE |
12.700 |
0,9% |
- |
- |
35 |
MERCEDES GLC |
12.578 |
0,9% |
- |
- |
36 |
KIA SPORTAGE |
12.574 |
0,9% |
- |
- |
37 |
BMW X1 |
12.163 |
0,8% |
- |
- |
38 |
BMW SÉRIE 3 |
12.068 |
0,8% |
- |
- |
39 |
PEUGEOT 308 |
11.263 |
0,8% |
- |
- |
40 |
DACIA DUSTER |
10.865 |
0,7% |
- |
- |
41 |
VOLVO XC60 |
10.625 |
0,7% |
- |
- |
42 |
VW UP |
10.560 |
0,7% |
- |
- |
43 |
TOYOTA AURIS |
10.401 |
0,7% |
- |
- |
44 |
FIAT TIPO |
10.225 |
0,7% |
- |
- |
45 |
SEAT IBIZA |
10.213 |
0,7% |
- |
- |
46 |
SEAT LEON |
10.104 |
0,7% |
- |
- |
47 |
OPEL INSIGNIA |
9.845 |
0,7% |
- |
- |
48 |
NISSAN MICRA |
9.689 |
0,7% |
- |
- |
49 |
TOYOTA C-HR |
9.640 |
0,7% |
- |
- |
50 |
HYUNDAI I20 |
9.609 |
0,7% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
SET.17 |
% MERCADO |
SET.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
157.029 |
10,7% |
161.428 |
-2,7% |
2 |
RENAULT |
95.160 |
6,5% |
97.147 |
-2,0% |
3 |
FORD |
94.297 |
6,5% |
110.168 |
-14,4% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
92.630 |
6,3% |
103.080 |
-10,1% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
92.372 |
6,3% |
91.572 |
0,9% |
6 |
BMW |
86.744 |
5,9% |
87.510 |
-0,9% |
7 |
AUDI |
78.899 |
5,4% |
81.969 |
-3,7% |
8 |
PEUGEOT |
75.912 |
5,2% |
77.229 |
-1,7% |
9 |
SKODA |
65.156 |
4,5% |
62.963 |
3,5% |
10 |
NISSAN |
64.117 |
4,4% |
- |
- |
11 |
TOYOTA |
63.415 |
4,3% |
- |
- |
12 |
FIAT |
62.874 |
4,3% |
65.779 |
-4,4% |
13 |
HYUNDAI |
52.068 |
3,6% |
- |
- |
14 |
CITROËN |
45.422 |
3,1% |
- |
- |
15 |
KIA |
44.492 |
3,0% |
- |
- |
16 |
DACIA |
34.914 |
2,4% |
- |
- |
17 |
SEAT |
32.354 |
2,2% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
27.163 |
1,9% |
- |
- |
19 |
MAZDA |
25.339 |
1,7% |
- |
- |
20 |
SUZUKI |
25.144 |
1,7% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.461.683 |
... |
1.495.815 |
-2,3% |
|
ACUMULADO |
11.979.598 |
... |
11.609.595 |
3,2% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de setembro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro