Mesmo depois de anunciar tantas novidades para o nosso mercado durante o Salão de Tóquio (Japão), a Nissan ainda tem mais uma carta na manga. José Luis Valls, chairman da marca na América Latina, disse ao Motor1.com que estudam a possibilidade de vender uma versão híbrida do SUV compacto Kicks. Ainda não tem data de estreia, já que a tecnologia ainda é nova e passa por mais testes.
Segundo Valls, o Kicks usaria o sistema e-Power da marca. Apresentada em 2016, esta tecnologia é composta pelo motor elétrico do hatch Leaf, de 109 cv e 25,8 kgfm. Porém, ao invés de usar uma bateria normal, que precisaria ser carregada na tomada, adota o 1.2 tricilíndrico de 79 cv do March vendido na Europa e o utiliza exclusivamente como gerador de energia.
A adoção dessa tecnologia no Kicks faz parte dos planos da fabricante para ser a marca que mais vende carros híbridos e elétricos no Brasil. Já anunciaram o primeiro veículo “verde”, a nova geração do elétrico Leaf, prometida para 2019. O Kicks e-Power é mais um passo nessa estratégia, com a vantagem de não exigir uma infraestrutura de recarga para a bateria.
Ao contrário de carros como o BMW i3, que usam o motor a combustão apenas quando as baterias estão quase vazias, os carros com o e-Power tem baterias menores e, consequentemente, de menor capacidade. O gerador é usado por mais tempo, já que essa tecnologia não inclui um conector para recarga em tomadas. Embora use combustíveis convencionais, a Nissan promete uma eficiência muito alta. Pelo padrão japonês de medição, o Note e-Power, primeiro carro a usar esse sistema híbrido, faz 37,2 km/l.
Com Daniel Messeder, de Tóquio (Japão)
Viagem a convite da Anfavea
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional