Fortemente abalado desde a descoberta do escândalo do Dieselgate, em 2015, o mercado de carros a diesel aos poucos deixará de ser explorado pelas montadoras na Europa. É o caso, por exemplo, da Toyota, que segundo publicação recente da revista britânica AutoExpress, não mais oferecerá no continente novos modelos alimentados pelo combustível. A decisão faz parte de uma estratégia de longo prazo da empresa no sentido de priorizar o lançamento de modelos menos poluentes e de pegada mais ecológica - especialmente híbridos e elétricos.
"Minha opinião pessoal é de que não devemos lançar novos carros a diesel", disse Didier Leroy, vice-presidente executivo da marca. Como exemplo dessa nova diretriz, Leroy cita o sucesso alcançado pelo crossover C-HR, vendido nos principais mercados europeus apenas em versões híbrida ou a gasolina. "Consideramos, há muito tempo, que não venderíamos o C-HR com motor a diesel. Na época, os distribuidores estavam contra a minha decisão. Eles disseram que precisavam de diesel para o mercado. Mas precisávamos seguir a tendência de longo prazo dos veículos ecológicos", afirmou.
Outro exemplo é o Yaris reestilizado, que concentra 25% das vendas da marca na Europa e desde que foi renovado não é mais oferecido com motor a óleo. "Existem algumas versões a diesel oferecidas apenas para frotistas, porque eles pedem, mas clientes de varejo não podem mais comprá-lo com motor a diesel", completa Leroy. Outros modelos de volume, porém, ainda pode ser alimentados pelo combustível, como as linhas Avensis (sedã e perua) e Auris (derivado do Corolla), que têm motores 1.4, 1.6 ou 2.0 turbodiesel, dependendo da versão.
Além disso, é bom lembrar que o diesel não será banido de imediato, já que é considerado fator determinante em segmentos-chave, como o de utilitários e o de veículos comerciais. Nestas categorias, a Toyota da Europa tem em oferta os modelos Hilux, Land Cruiser Prado e Proace.
Fonte: AutoExpress
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'