Considerada por muitos como o principal símbolo da paixão dos norte-americanos por picapes, a Série F da Ford está sendo representada na edição deste ano da Fenatan por meio do modelo F-450 Super Duty. Classificada como caminhão do segmento leve, a grandalhona não tem previsão de lançamento no Brasil, mas está sendo mostrada no evento como forma de demonstração da tradição da marca na categoria. Por aqui, a famosa linha de picapes F é atualmente composta apenas pelos modelos F-350 e F-4000, fabricados localmente, mas sem apelo tecnológico ou visual - e com proposta voltada basicamente para o trabalho.
Na mecânica, a F-450 se destaca pelo gigantesco motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, capaz de entregar 440 cv de potência e 128 kgfm de torque. O chassi, segundo a Ford, é feito com mais de 95% de aço de alta resistência e a carroceria usa liga de alumínio de nível militar. Dados de fábrica apontam carga útil de 3.460 kg e capacidade de reboque de incríveis 14.741 kg - o que garante folga na hora de puxar trailers e barcos, por exemplo. No quesito tecnologia, são mais de 20 sistemas de assistência ao motorista, incluindo piloto automático adaptativo com sistema anticolisão, alerta de ponto cego e tráfego cruzado e alerta de permanência em faixa.
A assistência de ré permite ver o reboque na tela da central multimídia SYNC em manobras e também monitorar seu comportamento na estrada (são nada menos que 7 câmeras de alta resolução espalhadas por todo o veículo). Por sua vez, o piloto automático adaptativo com assistência anticolisão usa o freio-motor para reduzir a velocidade e evitar acidentes quando leva reboques pesados. Além disso, a Ford destaca que o alerta de permanência na faixa funciona com uma câmera montada entre o parabrisa e o espelho retrovisor, que detecta quando o caminhão sai involuntariamente da pista.
No Brasil, o mercado de grandes picapes é bastante restrito. O único representante do segmento oferecido oficialmente é a RAM 2500, trazida pela FCA diretamente do México. Demais modelos são vendidos apenas via importação independente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv