O grupo das "4 grandes" do mercado brasileiro sempre foi formado por Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen. Nos últimos tempos, a Hyundai desbancou a Ford e tornou-se a 4ª mais vendida (ou 3ª, excluindo comerciais leves). Agora foi a vez da Renault fazer o mesmo, desbancando a marca coreana. É a primeira vez desde chegou ao país, em 1988, que a fabricante francesa consegue entrar neste seleto grupo.
Não é nenhum segredo o motivo de a Renault ter crescido tanto nas vendas. O Kwid emplacou 10.357 unidades em setembro. Isso é pouco mais da metade dos 20.491 veículos registrados pela marca em todo o mês. Em agosto, a Renault teve 16.372 emplacamentos.
A Hyundai perdeu o posto entre as 4 grandes com o recuo das vendas do HB20 e agora é a 6ª fabricante mais vendida. Registrou 20.046 unidades em agosto, caindo para 16.912 veículos em setembro, uma diferença de 2.753 emplacamentos. O hatch teve uma queda de 1.847 unidades no mesmo período. Graças ao bom desempenho do Ka, a Ford manteve a 5ª posição no mês, com 18.781 veículos.
Isolada na liderança, a General Motors fechou setembro com 35.248 unidades, 3.041 veículos abaixo do mês passado. A 2ª colocada é a Fiat, com 25.213 unidades, uma queda de 4.090 unidades forçada pela queda no desempenho do Mobi. Mantendo a 3ª colocação, a Volkswagen recuou 2.988 veículos, passando de 26.240 para 23.252 emplacamentos.
A Nissan teve um bom mês. Fechou com 7.708 unidades, subindo para a 9ª posição e ultrapassando a Jeep, agora a 10ª colocada e que soma 7.200 veículos Essa troca de posições acontece pelo crescimento da Nissan, empurrado pelo desempenho do Kicks nacional, e a queda nas vendas do Renegade.
Veja quais foram as marcas mais vendidas de setembro:
POS. |
MARCA |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
1º |
GENERAL MOTORS |
35.248 |
18,2% |
2º |
FIAT |
25.213 |
13,0% |
3º |
VOLKSWAGEN |
23.252 |
12,0% |
4º |
RENAULT |
20.491 |
10,6% |
5º |
FORD |
18.781 |
9,7% |
6º |
HYUNDAI |
16.912 |
8,7% |
7º |
TOYOTA |
15.189 |
7,9% |
8º |
HONDA |
9.676 |
5,0% |
9º |
NISSAN |
7.708 |
4,0% |
10º |
JEEP |
7.200 |
3,7% |
11º |
PEUGEOT |
2.414 |
1,3% |
12º |
MITSUBISHI |
2.219 |
1,2% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
2.197 |
1,1% |
14º |
CITROËN |
1.647 |
0,9% |
15º |
AUDI |
839 |
0,4% |
16º |
BMW |
809 |
0,4% |
17º |
KIA |
651 |
0,3% |
18º |
CHERY |
526 |
0,3% |
19º |
LAND ROVER |
476 |
0,3% |
20º |
SUZUKI |
344 |
0,2% |
21º |
JAC MOTORS |
308 |
0,2% |
22º |
VOLVO |
305 |
0,2% |
23º |
LIFAN |
302 |
0,2% |
24º |
IVECO |
172 |
0,1% |
25º |
TROLLER |
138 |
0,1% |
26º |
MINI |
130 |
0,1% |
27º |
PORSCHE |
112 |
0,1% |
28º |
JAGUAR |
79 |
0,0% |
29º |
SUBARU |
63 |
0,0% |
30º |
LEXUS |
50 |
0,0% |
Fonte: AutoInforme
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