Não importa o país, muitos motoristas não respeitam a faixa de pedestres, parando em cima dela. Algumas cidades tentam uma alternativa bem inusitada para resolver essa situação, com faixas em 3D. A iniciativa ficou famosa nas redes sociais após uma foto divulgada pela pequena cidade de Ísafjörður, na Islândia. Além dela, outras cidades como Nova Déli (Índia), Tbilisi (Geórgia) e Changsha (China) apostaram nesta pintura.
A ideia é simples e barata, pois não envolve tecnologia, apenas uma ilusão de ótica causada pela forma como é pintada. Dependendo do ângulo, a pintura faz um efeito como se estivesse pulando para fora do asfalto. É o mesmo princípio usado em algumas artes de rua que tem sensação de profundidade.
“Uma passagem de pedestres como essa faz parecer que tem algo bloqueando a estrada”, diz Gautur Ívar Halldórsson, CEO da Vegamálun, empresa responsável pela pintura na Islândia, a um jornal local. Para o executivo, o efeito ótico passa a impressão ao motorista de que a faixa está mais alta e ele acaba reduzindo a velocidade por instinto.
Apesar de ser utilizada em diversas cidades ao redor do mundo, ainda não há um estudo para determinar sua eficácia. Por enquanto, vale como atração turística, já que alguns lugares aproveitaram a ideia para fazer algumas artes, transformando a faixa de pedestres em piano, esteira rolante e outras brincadeiras.
Fotos e vídeo: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória