page ad skin

Volkswagen lançará marca de baixo custo em 2019 com sedã compacto

Plataforma usará peças aproveitadas do Golf da sexta geração

Volkswagen logo

Assunto discutido pela imprensa há pelo menos cinco anos, o lançamento da inédita marca de baixo custo da Volkswagen volta à tona nesta semana em meio à declarações dadas por Frank Welsch, chefe da área de desenvolvimento do grupo. Em entrevista concedida ao site australiano Motoring, o executivo confirmou que a tão falada divisão low-cost está mais viva do que nunca e que a estreia definitiva não deve demorar mais do que dois anos para acontecer. Isso porque os planos incluem a chegada à China já em 2019, com a oferta inicial de um sedã de porte compacto e baixo orçamento.

Leia também:

A ideia de Welsch é firmar a nova marca primeiro no mercado chinês para, então, criar uma estrutura capaz de alcançar outros países. A operação local (incluindo produção) acontecerá em conjunto com a FAW - parceria bem estabelecida dos alemães por lá. Apesar disso, o executivo não esconde que nutre grande admiração por outra fabricante chinesa: a marca de SUVs Haval. "Todo mundo sabe que os chineses compram sedãs, mas não é só isso. Eles sonham com SUVs. Olhe para o Haval H6", afirmou, em referência ao sucesso do modelo.

 

VW up! GTI concept

 

"Queremos ser tão bem sucedidos quanto a Haval nesse mercado", completou Welsch, praticamente confirmando que, além do sedã, a linha será composta por dois crossovers - um de pequeno porte e outro maior, com três fileiras de assentos. Além da China, outros dois países são vistos como de grande potencial para receber a nova marca: Índia e México. Não será fácil fechar as contas e conseguir lucrar dentro de um orçamento limitado, mas o executivo diz que é providencial ter presença neste segmento.

"Seria muito mais fácil focar em produtos premium e padronizá-los, deixando o mercado de baixo custo para outros fabricantes. Mas, em certas partes do mundo, precisamos de carros baratos. Na China, 40% das vendas são de modelos do tipo. Se quisermos ser o número 1 na China, também devemos abordar este tipo de mercado. Não é algo fácil, mas temos que lutar para obter reconhecimento e lucro vendendo também carros de custo baixo", concluiu.

 

Volkswagen Golf - Geração 6

 

Fato interessante é que a base para estes novos modelos será derivada de arquiteturas passadas, especialmente a plataforma do Golf da sexta geração (foto acima), descontinuado em 2013. Os componentes já foram testados, funcionam corretamente e custam bem menos do que desenvolver algo do zero.

Fonte: Motoring

Envie seu flagra! flagra@motor1.com