Pesquisa recente realizada pela Nissan em vários países da Europa apontou que a relação entre a cor do carro e a personalidade do dono não segue um perfil de combinação na maioria esmagadora dos casos. De acordo com a marca, 86% dos participantes não souberam fazer a escolha certa na hora da compra, optando sempre por tons mais conservadores e apáticos. Não importa a vasta oferta, a disponibilidade de personalização ou as diversas opções de tons mais vibrantes - cores como preto, prata e cinza são sempre as preferidas.
A marca descobriu que, com base em sua personalidade, aproximadamente um terço das pessoas que participaram da pesquisa deveria ter escolhido cores mais chamativas, como laranja e verde. Isso porque as cerca de 5 mil respostas colhidas por todo o continente condiziam mais com a personalidade de consumidores otimistas, alegres e cheios de vida. Em vez disso, a maioria levou para casa modelos de cores tradicionais, como cinza e preto.
A explicação para este fenômeno pode estar relacionada à encomia, explica Karen Haller, especialista na área de psicologia da cor. "Fatores sociais também fazem parte das escolhas. Por exemplo, em períodos de incertezas na economia, é comum as pessoas preferirem não arriscar e acabarem optando por uma paleta mais neutra, como preto, branco ou cinza. Por isso, não é de surpreender que dois terços dos proprietários de veículos tenham escolhido tons mais conservadores", afirma.
A pesquisa foi feita pela Nissan para comemorar o lançamento das opções de personalização para mais modelos da companhia na Europa. Foram entrevistados 1.000 proprietários de veículos em 5 países – França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. Um fato curioso é que, apesar da tendência conservadora do mercado, o compacto March sai de fábrica com visual personalizado em aproximadamente 22% das versões - procura considerada acima da média.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil