Líder disparado com 16.958 unidades, o VW Golf, no entanto, perdeu quase 11% dos compradores em relação ao ano passado. Menos, no entanto, do que os quase 20% de retração do VW Tiguan (5.007), quarto colocado logo atrás do VW Passat (5.069).
A explicação para a retração pode estar na migração dos consumidores do segmento de hatches para SUVs. Neste cenário, há de se considerar a espera pelo recente lançado T-Roc e também os números da concorrência. O GLC, por exemplo, foi o grande destaque nas vendas de agosto na Alemanha. O SUV da Mercedes, que havia entrado no top 20 pela primeira vez no mês anterior, cresceu quase 126% nos últimos 12 meses e, com 4.338 unidades, garantiu uma expressiva sexta posição.
Aliado à boa forma do Classe C (5.939), segundo colocado no mês e agora também no acumulado do ano, a Mercedes (26.679) ultrapassou a barreira dos 10% de participação de mercado pela quinta vez em pelo menos uma década e abriu vantagem sobre as rivais Audi (19.406) e BMW (18.713) na briga pela vice-liderança entre as montadoras.
Muito perto do top 20 e com alta superior a 50%, o Sandero (2.814) foi o estrangeiro mais bem-sucedido se desconsiderarmos os modelos da Seat e da Skoda, marcas que pertencem ao grupo VW. O resultado permitiu à Dacia atingir uma inédita 11ª colocação por marcas no maior mercado da Europa.
Com 2.102 unidades, o recente Audi Q2 vendeu quase tanto quanto o VW up! (2.237), que por pouco não perdeu lugar no top 30. O novato Skoda Kodiaq (1.754), que deverá servir como base para o futuro VW Tharu em nosso mercado, foi o 42º na preferência dos alemães.
As vendas de veículos novos na Alemanha, de 253.679 unidades, cresceram 3,5% em relação a agosto do ano passado. O acumulado do ano, de 2.323.785 unidades, é 2,9% superior ao registrado entre janeiro e agosto do ano passado. Líder com 43.531 unidades, a VW foi a única entre as cinco primeiras colocadas a perder espaço no período (-10,9%).
POS. |
MODELO |
AGO.17 |
% MERCADO |
AGO.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
16.658 |
6,6% |
18.665 |
-10,8% |
2 |
MERCEDES CLASSE C |
5.939 |
2,3% |
5.443 |
9,1% |
3 |
VW PASSAT |
5.069 |
2,0% |
5.460 |
-7,2% |
4 |
VW TIGUAN |
5.007 |
2,0% |
6.135 |
-18,4% |
5 |
SKODA OCTAVIA |
4.854 |
1,9% |
4.057 |
19,6% |
6 |
MERCEDES GLK / GLC |
4.338 |
1,7% |
1.922 |
125,7% |
7 |
SEAT LEON |
4.283 |
1,7% |
3.599 |
19,0% |
8 |
OPEL ASTRA |
4.265 |
1,7% |
3.994 |
6,8% |
9 |
AUDI A4 |
4.055 |
1,6% |
5.470 |
-25,9% |
10 |
OPEL CORSA |
3.889 |
1,5% |
3.921 |
-0,8% |
11 |
AUDI A3 |
3.673 |
1,4% |
3.296 |
11,4% |
12 |
OPEL MOKKA |
3.490 |
1,4% |
2.287 |
52,6% |
13 |
VW TOURAN |
3.435 |
1,4% |
3.961 |
-13,3% |
14 |
BMW SÉRIE 5 |
3.346 |
1,3% |
1.833 |
82,5% |
15 |
SKODA FABIA |
3.192 |
1,3% |
3.875 |
-17,6% |
16 |
VW POLO |
3.170 |
1,2% |
3.549 |
-10,7% |
17 |
MINI |
3.152 |
1,2% |
2.823 |
11,7% |
18 |
BMW SÉRIE 1 |
3.148 |
1,2% |
3.163 |
-0,5% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
2.877 |
1,1% |
3.653 |
-21,2% |
20 |
MERCEDES CLASSE A |
2.855 |
1,1% |
2.890 |
-1,2% |
21 |
DACIA SANDERO |
2.814 |
1,1% |
1.871 |
50,4% |
22 |
BMW SÉRIE 3 |
2.767 |
1,1% |
2.533 |
9,2% |
23 |
VW TRANSPORTER |
2.718 |
1,1% |
3.088 |
-12,0% |
24 |
BMW X1 |
2.690 |
1,1% |
2.210 |
21,7% |
25 |
AUDI A6 |
2.647 |
1,0% |
2.724 |
-2,8% |
26 |
FORD KUGA |
2.571 |
1,0% |
3.220 |
-20,2% |
27 |
FIAT 500 |
2.439 |
1,0% |
3.134 |
-22,2% |
28 |
MERCEDES CLASSE E |
2.425 |
1,0% |
2.737 |
-11,4% |
29 |
VW CADDY |
2.313 |
0,9% |
2.490 |
-7,1% |
30 |
VW UP |
2.237 |
0,9% |
1.567 |
42,8% |
31 |
SEAT IBIZA |
2.226 |
0,9% |
1.840 |
21,0% |
32 |
HYUNDAI I10 |
2.119 |
0,8% |
2.019 |
5,0% |
33 |
AUDI Q2 |
2.102 |
0,8% |
- |
- |
34 |
FORD FOCUS |
2.021 |
0,8% |
2.571 |
-21,4% |
35 |
NISSAN X-TRAIL |
2.011 |
0,8% |
- |
- |
36 |
MERCEDES CLASSE B |
2.009 |
0,8% |
2.394 |
-16,1% |
37 |
AUDI Q5 |
1.892 |
0,7% |
2.285 |
-17,2% |
38 |
HYUNDAI I20 |
1.829 |
0,7% |
2.563 |
-28,6% |
39 |
MERCEDES CLA |
1.807 |
0,7% |
2.309 |
-21,7% |
40 |
FIAT DUCATO |
1.793 |
0,7% |
1.528 |
17,3% |
41 |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.778 |
0,7% |
- |
- |
42 |
SKODA KODIAK |
1.754 |
0,7% |
- |
- |
43 |
HYUNDAI I30 |
1.753 |
0,7% |
- |
- |
44 |
HYUNDAI TUCSON |
1.732 |
0,7% |
1.681 |
3,0% |
45 |
OPEL INSIGNIA |
1.726 |
0,7% |
- |
- |
46 |
RENAULT CAPTUR |
1.682 |
0,7% |
- |
- |
47 |
SMART FORTWO |
1.671 |
0,7% |
1.550 |
7,8% |
48 |
DACIA DUSTER |
1.633 |
0,6% |
1.600 |
2,1% |
49 |
FORD TRANSIT |
1.633 |
0,6% |
2.147 |
-23,9% |
50 |
RENAULT CLIO |
1.623 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
AGO.17 |
% MERCADO |
AGO.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
43.531 |
17,2% |
48.851 |
-10,9% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
26.679 |
10,5% |
24.817 |
7,5% |
3 |
AUDI |
19.406 |
7,6% |
19.238 |
0,9% |
4 |
BMW |
18.713 |
7,4% |
17.534 |
6,7% |
5 |
OPEL |
18.579 |
7,3% |
16.436 |
13,0% |
6 |
FORD |
16.586 |
6,5% |
17.423 |
-4,8% |
7 |
SKODA |
14.624 |
5,8% |
12.963 |
12,8% |
8 |
SEAT |
8.934 |
3,5% |
7.897 |
13,1% |
9 |
RENAULT |
8.848 |
3,5% |
7.568 |
16,9% |
10 |
HYUNDAI |
8.683 |
3,4% |
9.240 |
-6,0% |
11 |
DACIA |
6.437 |
2,5% |
4.907 |
31,2% |
12 |
FIAT |
6.167 |
2,4% |
6.512 |
-5,3% |
13 |
TOYOTA |
6.028 |
2,4% |
5.914 |
1,9% |
14 |
NISSAN |
5.980 |
2,4% |
5.637 |
6,1% |
15 |
MAZDA |
5.392 |
2,1% |
5.042 |
6,9% |
16 |
KIA |
5.301 |
2,1% |
5.108 |
3,8% |
17 |
PEUGEOT |
4.536 |
1,8% |
3.539 |
28,2% |
18 |
CITROËN |
3.921 |
1,5% |
3.385 |
15,8% |
19 |
MITSUBISHI |
3.512 |
1,4% |
2.465 |
42,5% |
20 |
SUZUKI |
3.404 |
1,3% |
2.731 |
24,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
253.679 |
... |
245.076 |
3,5% |
|
ACUMULADO |
2.323.785 |
... |
2.257.781 |
2,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira