Entre as montadoras, a aliança Renault-Nissan é uma das que mais investem nos carros elétricos. Essa estratégia será fortificada com o plano Aliança 2022, um plano de seis anos com forte foco nos elétricos e tecnologias relacionadas, como autonomia. Quando chegarmos em 2022, as duas fabricantes terão lançado 12 novos modelos EV.
Essa nova linha terá motores e baterias inéditas, parte de uma nova família. Irão aproveitar os conhecimentos da Mitsubishi em tecnologia híbrida, agora que a fabricante faz parte da aliança, tendo sido adquirida pela Nissan em 2016. Será a base para outra parte do processo de eletrificação da linha de ambas as marcas, oferecendo versões híbridas para seus modelos compactos e de médio porte.
Outro foco do plano é melhorar as baterias até 2022. É a parte final da estratégia, em que todos os veículos deverão ter autonomia de pelo menos 600 km, seguindo as novas regras de teste de emissões e autonomia da União Europeia. Além do ganho em quilometragem, o custo de produção deve ser reduzido em torno de 30%. Haverá melhora também na recarga, com capacidade de recuperar 230 km de autonomia em apenas 15 minutos ligado na tomada – hoje, recarregam o suficiente para 60 km no mesmo período. As novas baterias também serão mais finas, reduzindo o espaço que elas tomam.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda