Apesar de ser considerada (juntamente com os sedãs Corolla e Camry) um dos veículos mais globais do atual portfólio da Toyota, a Hilux não era oferecida no Japão (justamente o país de origem da gigante automotiva) há nada menos que 13 anos. Conforme anuncia a marca, o relançamento da picape na região está acontecendo nesta semana e põe fim a um período de ausência que durava desde 2004, quando a última unidade vendida localmente foi emplacada. Na época, o modelo ainda era produzido na sexta geração, com linhas quadradas e perfil bastante contrastante com o modelo de hoje, pertencente à oitava linhagem.
A Toyota oficialmente não confirma, mas a volta da Hilux ao Japão representa, ainda que indiretamente, tentativa de preencher a lacuna deixada na gama pelo encerramento da produção do jipão FJ Cruiser. A ideia é usar a vocação off-road da picape para atrair o interesse de antigos clientes do FJ e, ao mesmo tempo, dar aos viúvos da antiga geração da própria picape a chance de colocar na garagem um modelo infinitamente mais moderno e tecnológico. Além disso, o Toyota Prado reestilizado também está sendo lançado nesta semana e ajudará a reforçar o novo time fora-de-estrada.
A expectativa da marca é emplacar mensalmente 2 mil unidades da Hilux e pelo menos 1.800 do Prado. Um fato curioso é que, apesar de ter saído de linha há 13 anos, a picape ainda tem mais de 9 mil exemplares rodando em perfeito estado pelas ruas do Japão.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo