Até agora, ainda estamos longe de experimentar a sociedade futurista cheia de carros voadores, como no desenho Os Jetsons prometeu. Ainda assim, a eslovena AeroMobil acredita que será a primeira empresa a tomar os céus com seu novo protótipo, que foi apresentado no Salão de Frankfurt.
O modelo 4.0 é uma versão totalmente atualizada comparada com o primeiro protótipo, apresentado em 1990. A última vez que mostraram um dos conceitos de teste foi em abril e, dizem, recebeu "centenas de melhorias" sobre a versão passada 3.0, de 2014.
Apesar de ser completamente novo, o 4.0 tem muitos pontos em comum com os protótipos anteriores. Seu design externo utiliza um chassi monocoque - semelhante ao que encontraríamos em um supercarro da McLaren - e conta com a "tecnologia de cintos de segurança pirotécnicos" (seja lá o que isso significa, mas suspeitamos que seja equipado com bolsas infláveis) em conjunto com airbags de dois estágios. Tem até mesmo um para-quedas de emergência.
Sua força vem do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com a potência enviada para as rodas dianteiras através de um sistema elétrico. Incorpora um diferencial eletrônico e transmissão adaptativa, assim como ECU totalmente autônomo, chamada FADEC. Considerando que a versão 3.0 tinha 100 cv, podemos esperar que tenha uma potência na mesma faixa.
A empresa diz que espera começar a receber encomendas ainda neste ano, com as entregas marcadas para 2020...desde que não tenham nenhum problema. O AeroMobil 4.0 ainda não tem preço, mas rumores sugerem que pode custar US$ 1,5 milhão (R$ ) quando, ou se for lançado.
Fonte: AeroMobil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
As limusines dos presidentes dos EUA, de Roosevelt a Trump