Uma das maiores fabricantes de carros e a maior exportadora da China, a Chery começa sua aproximação com a Europa na edição 2017 do Salão de Frankfurt. Durante a mostra, a companhia apresentou sua nova marca, a Exxed, com promessa de ter uma nova linha global de veículos de passeio.
"Em poucos anos pretendemos começar a vender uma família de veículos nos mercados europeus em diversos segmentos, com a força de uma linha de motores elétricos", explicou o CEO da Chery, Anning Chen, durante a coletiva de imprensa da empresa. "Nossa marca mira em clientes de mente aberta e relativamente jovens, com produtos focados em qualidade, baixa ou zero emissões e apelo emocional".
O primeiro modelo da Exxed se chama TX - um SUV compacto baseado numa plataforma inteiramente nova e desenvolvido em cooperação com "fornecedores líderes mundiais" em propulsões elétricas. Como o Hyundai Ioniq, o modelo chinês será oferecido em versões híbrida plug-in, que chega antes, e puramente elétrica mais tarde.
O TX PHEV combina um motor 1.5 litro a gasolina de 147 cv com um motor elétrico de 114 cv, pareado a uma transmissão automática de 7 marchas com tração integral inteligente. A aceleração de 0 a 100 km/h não leva mais do que 6 segundos, de acordo com a Chery, enquanto o consumo médio fica em (otimistas) 55,5 km/l.
Em termos de autonomia, o TX é capaz de rodar 70 km somente no modo elétrico. Uma carga rápida permite recuperar 80% da bateria em 30 minutos, enquanto a recarga completa leva quatro horas numa tomada 220V.
Fotos: Chery
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990