Em seu primeiro mês "cheio" de loja, o Renault Kwid já larga com tudo. Segundo relatório da Fenabrave, o novo subcompacto está na sexta colocação de vendas nos 10 primeiros dias de setembro, com 1.247 unidades. Assim, ele está muito próximo do quinto colocado, o Chevrolet Prisma (1.299), e já deixou para trás o Ford Ka (1.163), que costuma ser o terceiro colocado, e também o VW Fox (995) - em sétimo e oitavo, respectivamente.
Na briga contra seus rivais diretos, Fiat Mobi e VW up!, o Kwid larga em franca vantagem. Para se ter ideia, até o dia 10 o Mobi era apenas o décimo quarto colocado (723) e o up! o décimo sétimo (653). Ou seja, o pequeno Renault está vendendo praticamente o dobro do subcompacto da VW.
Em compensação, a Renault deverá amargar queda forte do Sandero, como já mostra a décima nona posição do hatch compacto da marca, com somente 559 unidades - atrás até do Toyota Etios Sedan, com 610. Vale lembrar que, antes do Kwid, o Sandero brigava pelo Top 5 nacional. Mas agora a tendência é mesmo que o novato assuma a posição de carro-chefe da Renault no Brasil. De acordo um executivo da marca, haverá produção do carrinho suficiente até para que ele brigue pela liderança geral do mercado.
Outros modelos que chegaram e já caíram nas graças do consumidor foram a Fiat Toro, o Hyundai Creta e o Jeep Compass, só para citar os casos mais recentes. No entanto, o mesmo não pode ser dito do Fiat Argo, que mesmo após alguns meses de loja ainda não conseguiu brilhar: nestes 10 primeiros dias de setembro, ele é apenas o décimo terceiro colocado, empatado com o Toyota Etios hatch em 779 unidades.
Fotos: Arquivo Motor1 e divulgação
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