A Jaguar Land Rover anuncia sua passagem para o fim dos carros a combustão, produzindo somente modelos elétricos ou híbridos a partir de 2020. O anúncio foi feito durante o evento Tech Fest, em Londres (Inglaterra), realizado pela marca para falar de tecnologia. O primeiro passo da marca no segmento dos carros verdes será com o I-Pace, crossover elétrico que será lançado em 2018 e já apareceu na forma de protótipo.
Essa decisão não é uma surpresa. A Volvo anunciou o mesmo em julho, mas com uma data mais próxima: 2019. “Todos os novos veículos Jaguar e Land Rover lançados a partir de 2020 serão eletrificados. Isso dará aos nossos clientes ainda mais opções de escolha. Nós iremos introduzir em nossa linha de veículos um novo portfólio de modelos elétricos que incluirá modelos 100% movidos a eletricidade e modelos híbridos. Esse movimento da Jaguar Land Rover rumo à completa eletrificação de sua linha começará com o lançamento do novo Jaguar I–Pace SUV totalmente elétrico e de performance da Jaguar, que estará a venda já no ano que vem”, explica Dr. Ralf Speth, CEO global da fabricante.
O Tech Fest é o palco de outros conceitos que antecipam o futuro eletrificado da Jaguar Land Rover. Mostram o E-Type Zero, modificação feita sobre o clássico E-Type, porém com um motor elétrico que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O I-Pace também está exposto, o primeiro carro da marca 100% elétrico a chegar ao mercado.
O grande destaque é o Future-Type, protótipo que caminha em outra direção, a dos carros autônomos. Trata-se de um city car com capacidade para três pessoas, foco total em telas para o sistema multimídia e o Sayer, volante do futuro que pode ser removido e funciona como um assistente com inteligencia artificial. A ideia é que as pessoas pode comprar somente o volante e ter acesso a uma frota autônoma do Future-Type para guiar. Depois de utilizados, os veículos voltariam aos seus donos, que receberiam dinheiro por ceder o carro.
Fotos: Jaguar Land Rover
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais