Conforme antecipado, a coreana SsangYong voltará a vender carros no Brasil. A marca confirma sua apresentação para 21 de setembro, quando irá revelar detalhes sobre a operação e quais serão os modelos. As vendas começam em 2018, aproveitando o fim do super-IPI e a revisão das cotas de importação.
Por enquanto, a SsangYong faz mistério sobre quais carros serão vendidos, mas já sabemos que a aposta principal será o crossover compacto Tivoli, que mede 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Com essas medidas, está próximo de Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta. É equipado com motor 1.6 a gasolina de 128 cv e 16,3 kgfm, que será oferecido por aqui, com câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. A outra opção é o 1.6 turbodiesel de 115 cv, que não deve chegar ao nosso mercado.
Além do Tivoli, os novos representantes da marca trarão o XLV, crossover de sete lugares, e retornam com modelos já conhecidos: o SUV Korando e a picape Actyon Sports, ainda sem data revelada para estreia. O Korando não será exatamente o que foi vendido por aqui, já que mudou de geração recentemente.
A SsangYong operou no Brasil durante dez anos. Deixou nosso país há dois anos, após a falência de sua representante, a Districar. Agora virá sob o comando do Grupo JLJ, o mesmo que trouxe a Chery antes que os chineses assumissem as operações no país e erguessem a fábrica em Jacareí (SP).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela