Onix recordista e Kwid perto do top 20 - confira os mais vendidos de agosto
Jeep Renegade surpreende e volta ao topo no ranking de SUVs
Repetindo um adjetivo associado ao saudoso Omega na década de 90, o Chevrolet Onix segue absoluto no mercado brasileiro. Com 18.513 emplacamentos em julho, o modelo superou a marca de dezembro do ano passado (18.432) e registrou o seu novo recorde mensal de vendas. O número representou mais de 10% de todos os automóveis vendidos no mês passado.
Somados, Hyundai HB20 (10.377) e Ford Ka (7.631), que repetiram o pódio de julho, não chegaram ao total emplacado pelo Onix. O bom momento da Chevrolet foi reforçado pela quarta posição do Prisma (7.412), subindo um posto em relação a julho. O VW Gol (6.824), sétimo em julho, completou o top 5.
Único modelo entre os Top 20 a perder espaço nas últimas semanas, o Renault Sandero (6.064) foi superado pelo Toyota Corolla (6.679). Terá sido o “efeito Kwid”? Falando no compacto, em seu primeiro mês o popular da marca francesa emplacou 2.890 unidades e ficou próximo do top 20. Setembro será o primeiro mês cheio do midiático modelo nas lojas.
O mês também foi muito positivo para o Renegade. Longe da liderança entre os SUVs/crossovers há vários meses, o Jeep voltou a figurar no top 10 graças às 4.576 unidades registradas, pouco mais de 100 unidades à frente do Honda HR-V (4.419) e menos de 200 à frente do Hyundai Creta (4.379). Líder em julho, o Jeep Compass (4.195) caiu para 4º entre os SUVs (foi passado também pelo ascendente Hyundai Creta).
Em seu segundo mês cheio, o Fiat Argo ultrapassou a barreira das quatro mil unidades (4.075), embora ainda bem abaixo da meta de seis mil unidades mensais estabelecida pela marca, e repetiu a 15ª colocação do mês passado. Com 3.469 unidades, o Nissan Kicks, 18º, por muito pouco não bateu seu recorde de vendas.
Na batalha pela segunda posição entre os sedãs médios (ninguém alcança o Corolla), o Honda Civic (1.993) venceu o Chevrolet Cruze (1.948) por menos de cinquenta unidades. Em mais um mês fraco, o Nissan March (791), 47º, vendeu menos da metade do Versa (1.862), 33º.
POS. |
MODELO |
AGO 17 |
% TOTAL |
JUL 17 |
% TOTAL |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.513 |
10,23% |
15.234 |
10,04% |
21,52% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
10.377 |
5,74% |
9.312 |
6,14% |
11,44% |
2º |
3º |
FORD KA |
7.631 |
4,22% |
7.248 |
4,78% |
5,28% |
3º |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
7.412 |
4,10% |
6.300 |
4,15% |
17,65% |
5º |
5º |
VW GOL |
6.824 |
3,77% |
6.236 |
4,11% |
9,43% |
7º |
6º |
TOYOTA COROLLA |
6.679 |
3,69% |
6.250 |
4,12% |
6,86% |
6º |
7º |
RENAULT SANDERO |
6.064 |
3,35% |
6.663 |
4,39% |
-8,99% |
4º |
8º |
FIAT MOBI |
5.363 |
2,96% |
4.315 |
2,84% |
24,29% |
8º |
9º |
VW FOX/CROSS FOX |
5.182 |
2,86% |
3.771 |
2,49% |
37,42% |
10º |
10º |
JEEP RENEGADE |
4.576 |
2,53% |
3.176 |
2,09% |
44,08% |
16º |
11º |
HONDA HR-V |
4.419 |
2,44% |
3.511 |
2,31% |
25,86% |
13º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
4.379 |
2,42% |
3.169 |
2,09% |
38,18% |
17º |
13º |
JEEP COMPASS |
4.195 |
2,32% |
4.151 |
2,74% |
1,06% |
9º |
14º |
FIAT ARGO |
4.075 |
2,25% |
3.235 |
2,13% |
25,97% |
15º |
15º |
VW VOYAGE |
4.063 |
2,25% |
3.661 |
2,41% |
10,98% |
11º |
16º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
4.034 |
2,23% |
3.542 |
2,34% |
13,89% |
12º |
17º |
FIAT UNO |
3.539 |
1,96% |
3.355 |
2,21% |
5,48% |
14º |
18º |
NISSAN KICKS |
3.469 |
1,92% |
2.473 |
1,63% |
40,27% |
20º |
19º |
RENAULT LOGAN |
3.269 |
1,81% |
2.184 |
1,44% |
49,68% |
23º |
20º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
3.187 |
1,76% |
2.589 |
1,71% |
23,10% |
19º |
21º |
VW UP |
3.123 |
1,73% |
2.699 |
1,78% |
15,71% |
18º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
3.020 |
1,67% |
2.409 |
1,59% |
25,36% |
21º |
23º |
RENAULT KWID |
2.890 |
1,60% |
317 |
0,21% |
811,67% |
- |
24º |
FORD KA+ |
2.852 |
1,58% |
2.220 |
1,46% |
28,47% |
22º |
25º |
FORD ECOSPORT |
2.726 |
1,51% |
1.464 |
0,97% |
86,20% |
33º |
26º |
FIAT SIENA |
2.389 |
1,32% |
1.847 |
1,22% |
29,34% |
27º |
27º |
FIAT PALIO |
2.207 |
1,22% |
1.468 |
0,97% |
50,34% |
32º |
28º |
CHEVROLET SPIN |
2.089 |
1,15% |
2.070 |
1,36% |
0,92% |
25º |
29º |
FORD FIESTA |
2.040 |
1,13% |
2.146 |
1,41% |
-4,94% |
24º |
30º |
CHEVROLET COBALT |
2.005 |
1,11% |
1.756 |
1,16% |
14,18% |
29º |
31º |
HONDA CIVIC |
1.993 |
1,10% |
1.659 |
1,09% |
20,13% |
30º |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.948 |
1,08% |
1.894 |
1,25% |
2,85% |
26º |
33º |
NISSAN VERSA |
1.862 |
1,03% |
1.334 |
0,88% |
39,58% |
35º |
34º |
HONDA WR-V |
1.845 |
1,02% |
1.563 |
1,03% |
18,04% |
31º |
35º |
HONDA FIT |
1.820 |
1,01% |
1.772 |
1,17% |
2,71% |
28º |
36º |
HONDA CITY |
1.787 |
0,99% |
1.374 |
0,91% |
30,06% |
34º |
37º |
RENAULT DUSTER |
1.477 |
0,82% |
727 |
0,48% |
103,16% |
43º |
38º |
RENAULT CAPTUR |
1.173 |
0,65% |
1.103 |
0,73% |
6,35% |
37º |
39º |
VW JETTA |
1.153 |
0,64% |
809 |
0,53% |
42,52% |
42º |
40º |
PEUGEOT 208 |
1.120 |
0,62% |
1.018 |
0,67% |
10,02% |
40º |
41º |
PEUGEOT 2008 |
1.119 |
0,62% |
893 |
0,59% |
25,31% |
41º |
42º |
CHEVROLET TRACKER |
1.056 |
0,58% |
1.113 |
0,73% |
-5,12% |
36º |
43º |
HYUNDAI IX35 |
1.038 |
0,57% |
1.052 |
0,69% |
-1,33% |
39º |
44º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.011 |
0,56% |
1.062 |
0,70% |
-4,80% |
38º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
847 |
0,47% |
679 |
0,45% |
24,74% |
45º |
46º |
CITROËN C3 |
819 |
0,45% |
693 |
0,46% |
18,18% |
44º |
47º |
NISSAN MARCH |
791 |
0,44% |
612 |
0,40% |
29,25% |
47º |
48º |
MITSUBISHI ASX |
772 |
0,43% |
594 |
0,39% |
29,97% |
48º |
49º |
CITROËN AIRCROSS |
732 |
0,40% |
641 |
0,42% |
14,20% |
46º |
50º |
FORD FOCUS FASTBACK |
670 |
0,37% |
578 |
0,38% |
15,92% |
49º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
180.888 |
100,00% |
151.688 |
100,00% |
19,25% |
|
COMERCIAIS LEVES
A Fiat voltou a emplacar os dois primeiros colocados entre os comerciais leves. Terceira em julho, a Strada (5.108) cresceu quase 45% de um mês para o outro e voltou à ponta, seguida pela Toro (4.793), em baixa de quase 5%. A VW Saveiro, com 4.085 unidades, manteve-se no pódio.
A briga pela quarta posição permaneceu acirrada, com a Toyota Hilux à frente da Chevrolet S10 por menos de 50 unidades (2.923 x 2.887). Com 1.683 emplacamentos, a Ford Ranger manteve uma sexta posição com vantagem superior a 500 unidades sobre a VW Amarok (1.182).
POS. |
MODELO |
AGO 17 |
% TOTAL |
JUL 17 |
% TOTAL |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
FIAT STRADA |
5.108 |
17,62% |
3.526 |
13,00% |
44,87% |
3º |
2º |
FIAT TORO |
4.793 |
16,54% |
5.028 |
18,53% |
-4,67% |
1º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.085 |
14,09% |
3.811 |
14,05% |
7,19% |
2º |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.923 |
10,09% |
3.065 |
11,30% |
-4,63% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.887 |
9,96% |
2.673 |
9,85% |
8,01% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.683 |
5,81% |
1.561 |
5,75% |
7,82% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.182 |
4,08% |
1.228 |
4,53% |
-3,75% |
8º |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.095 |
3,78% |
1.424 |
5,25% |
-23,10% |
7º |
9º |
MITSUBISHI L200 |
976 |
3,37% |
829 |
3,06% |
17,73% |
10º |
10º |
FIAT FIORINO |
937 |
3,23% |
1.003 |
3,70% |
-6,58% |
9º |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
857 |
2,96% |
668 |
2,46% |
28,29% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
560 |
1,93% |
652 |
2,40% |
-14,11% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
493 |
1,70% |
287 |
1,06% |
71,78% |
14º |
14º |
HYUNDAI HR |
381 |
1,31% |
327 |
1,21% |
16,51% |
13º |
15º |
IVECO DAILY 3514 |
194 |
0,67% |
165 |
0,61% |
17,58% |
16º |
16º |
KIA K2500 |
166 |
0,57% |
159 |
0,59% |
4,40% |
17º |
17º |
FIAT DUCATO |
141 |
0,49% |
222 |
0,82% |
-36,49% |
15º |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
101 |
0,35% |
87 |
0,32% |
16,09% |
18º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
67 |
0,23% |
55 |
0,20% |
21,82% |
21º |
20º |
RENAULT KANGOO |
56 |
0,19% |
74 |
0,27% |
-24,32% |
19º |
21º |
MERCEDES-BENZ VITO |
50 |
0,17% |
68 |
0,25% |
-26,47% |
20º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
41 |
0,14% |
33 |
0,12% |
24,24% |
23º |
23º |
LIFAN FOISON |
38 |
0,13% |
25 |
0,09% |
52,00% |
24º |
24º |
RAM 2500 |
33 |
0,11% |
42 |
0,15% |
-21,43% |
22º |
25º |
FIAT DOBLÒ |
23 |
0,08% |
24 |
0,09% |
-4,17% |
25º |
26º |
CITROËN JUMPER |
18 |
0,06% |
12 |
0,04% |
50,00% |
27º |
27º |
EFFA K01 |
13 |
0,04% |
12 |
0,04% |
8,33% |
28º |
28º |
IVECO DAILY |
12 |
0,04% |
11 |
0,04% |
9,09% |
29º |
29º |
FORD FUSION |
10 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
30º |
RENAULT |
8 |
0,03% |
18 |
0,07% |
-55,56% |
26º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
0,02% |
8 |
0,03% |
- |
30º |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
6 |
0,02% |
6 |
0,02% |
0,00% |
31º |
33º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
0,02% |
1 |
0,00% |
- |
48º |
34º |
CHANA SC |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
- |
42º |
35º |
VICR SAVEIRO |
4 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-20,00% |
33º |
36º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
37º |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
40º |
38º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
36º |
39º |
FIAT TECFORM |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
JAC T8 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
39º |
41º |
SHINERAY P VAN |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
- |
41º |
47º |
SHINERAY P TRUCKS |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
- |
47º |
48º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
- |
50º |
50º |
WILLIS OVERLAND |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
28.983 |
100,00% |
27.133 |
100,00% |
6,82% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia