Chevrolet fará picape inédita e SUV compacto no Brasil
Plataforma feita com chineses dará origem à próxima geração do Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Tracker e uma picape acima da Montana
A General Motors irá renovar sua linha de veículos no Brasil, como parte do Projeto GEM (Global Emerging Markets). A nova família de carros foi pensada para África, Brasil, China e Índia, todos utilizando a mesma plataforma de baixo custo. Será dessa base que nascerá a próxima geração do Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Montana e alguns modelos inéditos, como um novo crossover compacto e uma segunda picape, acima da Montana e que irá entrar no segmento da Fiat Toro, Renault Duster Oroch e o futuro modelo da Volkswagen.
A nova arquitetura foi desenvolvida junto com a chinesa SAIC, parceira da GM no oriente. Irão montar carros baseados nela em Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP) – parte do investimento de R$ 13 bilhões que a empresa fará no Brasil até 2020. Parte desse valor também foi para Joinville (SC), onde produzem motores, que finalmente terão propulsores de três cilindros, aspirados ou turbimados.
Essa base será utilizada em uma série de veículos - rimores falam em oito modelos diferentes. Ela dará origem às próximas gerações de Onix e Prisma, que já passaram por seu facelift e caminham para o fim de seu ciclo nas lojas. O sedã compacto Cobalt, lançado em 2011 e a minivan compacta Spin, que chegou às lojas em 2012, também estão na lista. Ambos já mostram a idade, apesar de liderarem seus segmentos.
Ainda mais velha, a picape pequena Montana finalmente ganhará uma nova versão. E também uma irmã maior. A Chevrolet já desenvolve uma terceira picape, posicionada entre Montana e S10, e que entrará no mercado estreado por Renault Duster Oroch e Fiat Toro. Se a GM correr, consegue lançar o modelo antes da Volkswagen, que também trabalha em uma picape para este segmento, com a plataforma do novo Polo.
Galeria: Chevrolet Adra deve inspirar substituto do Tracker
A Chevrolet brasileira também quer entrar com mais força no segmento dos crossovers compactos. Ao invés de importar o Tracker do México, haverá um modelo próprio para ser exportado para toda a América do Sul. Vimos uma prévia deste modelo em 2015, com o conceito Adra, criado na Índia (na imagem acima). Pela idade, pode não usar este design, agora que a identidade visual da marca seguiu outro rumo após o lançamento do Cruze.
A má notícia é o prazo para isso acontecer. A previsão de chegada do primeiro carro da linha GEM ao mercado é para 2020, pelo tempo necessário para terminar o desenvolvimento e atualizar as linhas de montagem. Começará com Onix e Prisma, pelo volume de vendas de ambos. Os demais virão nos anos seguintes. Portanto, veremos a Montana nas concessionárias por mais algum tempo.
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