A primeira sentença de prisão do escândalo Dieselgate da Volkswagen foi decretada, e se for um sinal do que virá por aí, as coisas não serão boas para os executivos da VW com culpa no cartório. Segundo o site The Detroit News, James Liang, ex-engenheiro da VW que estava à frente do escândalo, foi sentenciado a 40 meses de prisão e multa de US$ 200 mil (R$ 630,8 mil). Só para constar, os promotores pediam por três anos de prisão e uma multa de US$ 20 mil (R$ 63 mil).
A decisão foi tomada pelo juiz distrital Sean Cox e parece que ele está usando Liang como um exemplo do que não fazer quando seus chefes te solicitaram um trabalho ilegal. Liang estava envolvido na criação do software que permitia certos carros diesel da Volkswagen detectarem quando estavam fazendo um teste de emissões, assim alterando parâmetros para atingir as metas de emissão apenas durante o teste. No resto do tempo, os veículos podem ter emitido até 40 vezes mais óxido de nitrogênio do que o limite legal.
Liang não estava apenas envolvido no desenvolvimento do programa. Ele também era o responsável pelo contato com a fiscalização do governo sobre o caso, que começou com ele mentindo a respeito do software. Os advogados de defesa de Liang tentaram mostrá-lo como um homem arrependido em uma posição difícil, basicamente cumprindo ordens enquanto tentatava ser um trabalhador leal. Os promotores argumentaram – com sucesso – que Liang sabia o que estava acontecendo e teve muitas oportunidades para protestar ou fazer uma denúncia, porém escolheu a empresa no lugar da justiça.
“Você era uma peça chave e importante em um crime muito sério”, o juiz Cox teria dito a Liang.
O que isso significa para os outros executivos da VW esperando pelo julgamento? Oliver Schmidt pode ir se acostumando com a vida atrás das grades – o ex-chefe do centro de engenharia da Volkswagen em Michigan se declarou culpado no início deste mês, contra as duas acusações de conspiração para fraudar o governo norte-americano e violação das leis ambientais. Ele pode ficar preso por até sete anos.
Fonte: The Detroit News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira