A primeira sentença de prisão do escândalo Dieselgate da Volkswagen foi decretada, e se for um sinal do que virá por aí, as coisas não serão boas para os executivos da VW com culpa no cartório. Segundo o site The Detroit News, James Liang, ex-engenheiro da VW que estava à frente do escândalo, foi sentenciado a 40 meses de prisão e multa de US$ 200 mil (R$ 630,8 mil). Só para constar, os promotores pediam por três anos de prisão e uma multa de US$ 20 mil (R$ 63 mil).
A decisão foi tomada pelo juiz distrital Sean Cox e parece que ele está usando Liang como um exemplo do que não fazer quando seus chefes te solicitaram um trabalho ilegal. Liang estava envolvido na criação do software que permitia certos carros diesel da Volkswagen detectarem quando estavam fazendo um teste de emissões, assim alterando parâmetros para atingir as metas de emissão apenas durante o teste. No resto do tempo, os veículos podem ter emitido até 40 vezes mais óxido de nitrogênio do que o limite legal.
Liang não estava apenas envolvido no desenvolvimento do programa. Ele também era o responsável pelo contato com a fiscalização do governo sobre o caso, que começou com ele mentindo a respeito do software. Os advogados de defesa de Liang tentaram mostrá-lo como um homem arrependido em uma posição difícil, basicamente cumprindo ordens enquanto tentatava ser um trabalhador leal. Os promotores argumentaram – com sucesso – que Liang sabia o que estava acontecendo e teve muitas oportunidades para protestar ou fazer uma denúncia, porém escolheu a empresa no lugar da justiça.
“Você era uma peça chave e importante em um crime muito sério”, o juiz Cox teria dito a Liang.
O que isso significa para os outros executivos da VW esperando pelo julgamento? Oliver Schmidt pode ir se acostumando com a vida atrás das grades – o ex-chefe do centro de engenharia da Volkswagen em Michigan se declarou culpado no início deste mês, contra as duas acusações de conspiração para fraudar o governo norte-americano e violação das leis ambientais. Ele pode ficar preso por até sete anos.
Fonte: The Detroit News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta