A Volkswagen deixou bem claro que apenas os hatchbacks up!, Polo e Golf são os escolhidos para receber a versão esportiva com a legenda GTI. Passat, Tiguan e Toureg, são provas disso e estão totalmente descartados para entrar nessa família. Mas e o T-Roc? O novo crossover compacto recém-revelado também deve ficar fora dessa brincadeira, mas mesmo assim ganhou uma projeção feita pelo X-Tomi Design.
Dando asas à imaginação, esta versão esportiva totalmente hipotética obviamente herdaria o motor turbo de 2,0 litros do Golf GTI que pode render até 245 cv, como na configuração GTI Performance disponível na Europa.
Por outro lado, uma versão ainda mais esportiva não está descartada. Se um GTI não está nos planos, uma versão R, ainda mais potente, está sendo analisada. Neste caso, um T-Roc R herdaria o motor do Golf R que entregaria mais de 310 cv.
E essa informação não é tão nova assim. Em maio, o presidente da VW, Herbert Diess, admitiu que ele estava interessado na idéia de ter um T-Roc R de tração integral e muito potente. Agora, a publicação britânica Autocar, conseguiu com obter com fontes próximas em Wolfsburg que o chefe de honra da empresa realmente pediu aos engenheiros para que esta versão entrasse em desenvolvimento.
Se receber o sinal verde para a produção, o T-Roc R seguiria os passos do Tiguan R, configuração ainda não lançada e que supostamente será equipada com o motor de cinco cilindros e 2,5 litros do Audi RS3.
O T-Roc está programado para chegar às lojas no fim deste ano após sua exibição pública em setembro no Salão do Automóvel de Frankfurt. Se o T-Roc R for aprovado, provavelmente chegará somente em 2019.
Para o Brasil, nada de T-Roc TSI, nem GTI ou R. O que crossover que o mercado brasileiro terá é o T-Cross, que chega no ano que vem com produção nacional e que será apenas 10 cv menor que o T-Roc. Pelo fato de terem dimensões muito próximas, a Volkswagen está trabalhando em um outro projeto, um SUV mais longo e que será produzido na Argentina. Baseado no Skoda Karoq, este sim mais longo, deve ser batizado como VW Tharu e terá porte semelhante ao do Jeep Compass.
Render: X-Tomi Design
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Apesar das boas vendas, VW T-Roc Cabriolet não terá nova geração
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas Reino Unido em janeiro: SUV chinês emplaca como o mais vendido
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo