Apresentada ao público em janeiro de 2015, a picape conceitual Santa Cruz, da Hyundai, finalmente parece ter despertado o interesse dos executivos da marca na América do Norte. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o vice-presidente de planejamento da empresa, Michael J. O"Brien, confirmou a estreia do modelo na região e pôs fim às incertezas que rondavam o lançamento da picape por lá. Muita gente questionava a demora da empresa em anunciar a decisão, já que o protótipo foi mostrado há mais de dois anos e desde então nada havia sido confirmado.
Concebida com a mesma proposta da Fiat Toro (carroceria monobloco derivada de crossover), a Santa Cruz será baseada na plataforma do novo Tucson. Quando apresentou o modelo, a Hyundai afirmou que ela seria capaz de combinar todo conforto e espaço característicos de um crossover com a praticidade que só um veículo com caçamba pode oferecer. “Faremos algo diferente. Não apostaremos em capacidade de carga ou tração extra para puxar reboques”, disse um porta-voz na época.
Nas contas da marca, será possível vender entre 50 mil e 70 mil unidades por ano, com preços na casa dos US$ 25 mil. A ideia é diversificar o portfólio e apostar em novas propostas para o mercado norte-americano, dada a queda na demanda por automóveis de passeio (principalmente sedãs). Nos primeiros 7 meses deste ano, por exemplo, as vendas do Sonata recuaram quase 30%, enquanto a procura por SUVs subiu 11% - lembrando que a marca só oferece os modelos Tucson e Santa Fe por lá. O Kona deve chegar em breve para reforçar a oferta e ampliar os números.
A Santa Cruz, vale lembrar, não é a primeira demonstração de interesse da Hyundai neste segmento. No Salão do Automóvel do ano passado, por exemplo, a marca mostrou ao público uma picape derivada do Creta, provando que está atenta aos novos gostos do consumidor - ou, em outras palavras, às boas vendas da Fiat Toro. Não obstante, executivos disseram em outras ocasiões que também há planos para uma outra picape, sendo esta de porte médio e construção tradicional sobre chassi. Neste caso, a ideia seria brigar com a Toyota Hilux.
Fonte: Reuters
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026