O pneu é um dos itens mais importantes de um carro. Quando o assunto é carro superesportivo então, é ainda mais essencial. É o pneu, aquele item esquecido, que entrega aderência compatível com a potência de um modelo para que o motorista sinta o real desempenho do motor. E dos freios também. De olho nesse mercado, a Michelin lança no Brasil o novo Pilot Sport4 S, um pneu de alta performance que chega com a premissa de entregar mais precisão, estabilidade, segurança e prazer ao dirigir em 34 dimensões diferentes nos aros de 19 e 20 polegadas. Medidas para aros de 21 e 22 polegadas chegarão ao mercado brasileiro em 2018.
“Em um cenário onde a indústria busca incessantemente o máximo de performance no desenvolvimento de produtos e serviços, o pneu Michelin Pilot Sport4 S chega para conquistar o posto de nova referência no segmento, ao oferecer a máxima performance tanto no piso seco quanto no molhado”, explica Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing da Michelin América Latina.
Um dos segredos do novo Michelin Pilot Sport4 S é a tecnologia "Bi-Compound", que consiste na aplicação de dois tipos de borracha na banda de rodagem, para melhor segurança: do lado interno da banda há um novo composto de borracha e uma sílica especial que, quando combinados, ajudam a repelir a água em pisos molhados; e do lado externo há um novo elastômero híbrido que proporciona maior aderência no seco.
Para comprovar seu desempenho, o Pilot Sport4 S foi submetido a testes externos realizados pela empresa alemã TÜV SUD em junho e julho de 2016. Confrontando com os concorrentes de mesma dimensão (255/35-19 96Y XL) em teste de frenagem de 100 km/h a zero em piso seco, o pneu da Michelin precisou de 33,66 m para a parada total, enquanto o seu maior competidor direto demandou quase um metro a mais (+ 0,83 m). Sem citar qual competidor levou a pior, o TÜV SUD aponta que o concorrente que precisou da maior distância avançou 3,87 m a mais no mesmo teste.
Para os amantes de track day, o TÜV SUD também apontou que o pneu da Michelin foi até 1s mais rápido em circuito fechado de 2.600m em teste de controle e aderência em piso seco.
Em um rápido teste comparativo no Autódromo Velo Città, foi possível dirigir dois Mercedes Classe E idênticos, porém um calçado com a novidade Michelin e outro com o principal concorrente. No modelo com Pilot Sport4 S, foi possível perceber excelente aderência em frenagens e curvas fechadas no pequeno e travado circuito, apimentado pela chuva. Já o modelo com o pneu da marca rival, a mesma atividade fez com o que sistema de controle de tração e estabilidade atuasse com frequência, assim como as escapadas em curvas aconteciam de forma acentuada. Até mesmo na frenagem, foi nítida a necessidade de mais espaço para o carro parar. Embora rápida e limitada, a experiência deixou evidente as qualidades do pneu Michelin.
Em relação à durabilidade, apesar de o tema não ser a primeira preocupação no segmento de superesportivos, testes de desgaste conduzidos pelo Dekra Test Center demostraram que o novo pneu oferece a melhor durabilidade do segmento, sendo até 27% superior à média dos principais concorrentes.
Alguns superesportivos de renome, Ferrari GTC4Lusso 2017, Mercedes-AMG Classe E E63 2017, Mercedes-AMG Classe E E43 2017, Porsche Panamera 2016 e Boxster/Cayman 718 saem de fábrica calçados com o Pilot Sport 4 S.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota avança com lojas T-Service focadas em manutenção de veículos usados
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep dará garantia de 1 ano para Compass, Commander e Renegade usados