O pneu é um dos itens mais importantes de um carro. Quando o assunto é carro superesportivo então, é ainda mais essencial. É o pneu, aquele item esquecido, que entrega aderência compatível com a potência de um modelo para que o motorista sinta o real desempenho do motor. E dos freios também. De olho nesse mercado, a Michelin lança no Brasil o novo Pilot Sport4 S, um pneu de alta performance que chega com a premissa de entregar mais precisão, estabilidade, segurança e prazer ao dirigir em 34 dimensões diferentes nos aros de 19 e 20 polegadas. Medidas para aros de 21 e 22 polegadas chegarão ao mercado brasileiro em 2018.
“Em um cenário onde a indústria busca incessantemente o máximo de performance no desenvolvimento de produtos e serviços, o pneu Michelin Pilot Sport4 S chega para conquistar o posto de nova referência no segmento, ao oferecer a máxima performance tanto no piso seco quanto no molhado”, explica Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing da Michelin América Latina.
Um dos segredos do novo Michelin Pilot Sport4 S é a tecnologia "Bi-Compound", que consiste na aplicação de dois tipos de borracha na banda de rodagem, para melhor segurança: do lado interno da banda há um novo composto de borracha e uma sílica especial que, quando combinados, ajudam a repelir a água em pisos molhados; e do lado externo há um novo elastômero híbrido que proporciona maior aderência no seco.
Para comprovar seu desempenho, o Pilot Sport4 S foi submetido a testes externos realizados pela empresa alemã TÜV SUD em junho e julho de 2016. Confrontando com os concorrentes de mesma dimensão (255/35-19 96Y XL) em teste de frenagem de 100 km/h a zero em piso seco, o pneu da Michelin precisou de 33,66 m para a parada total, enquanto o seu maior competidor direto demandou quase um metro a mais (+ 0,83 m). Sem citar qual competidor levou a pior, o TÜV SUD aponta que o concorrente que precisou da maior distância avançou 3,87 m a mais no mesmo teste.
Para os amantes de track day, o TÜV SUD também apontou que o pneu da Michelin foi até 1s mais rápido em circuito fechado de 2.600m em teste de controle e aderência em piso seco.
Em um rápido teste comparativo no Autódromo Velo Città, foi possível dirigir dois Mercedes Classe E idênticos, porém um calçado com a novidade Michelin e outro com o principal concorrente. No modelo com Pilot Sport4 S, foi possível perceber excelente aderência em frenagens e curvas fechadas no pequeno e travado circuito, apimentado pela chuva. Já o modelo com o pneu da marca rival, a mesma atividade fez com o que sistema de controle de tração e estabilidade atuasse com frequência, assim como as escapadas em curvas aconteciam de forma acentuada. Até mesmo na frenagem, foi nítida a necessidade de mais espaço para o carro parar. Embora rápida e limitada, a experiência deixou evidente as qualidades do pneu Michelin.
Em relação à durabilidade, apesar de o tema não ser a primeira preocupação no segmento de superesportivos, testes de desgaste conduzidos pelo Dekra Test Center demostraram que o novo pneu oferece a melhor durabilidade do segmento, sendo até 27% superior à média dos principais concorrentes.
Alguns superesportivos de renome, Ferrari GTC4Lusso 2017, Mercedes-AMG Classe E E63 2017, Mercedes-AMG Classe E E43 2017, Porsche Panamera 2016 e Boxster/Cayman 718 saem de fábrica calçados com o Pilot Sport 4 S.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota avança com lojas T-Service focadas em manutenção de veículos usados
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Jeep dará garantia de 1 ano para Compass, Commander e Renegade usados