Hyundai apostará nos SUVs para ser asiática líder na Europa
Montadora coreana planeja dobrar oferta de utilitários na região até 2021
Considerado por analistas do mundo inteiro como fonte certa de lucros e boas vendas, o segmento de SUVs será usado pela Hyundai como plataforma para alcançar o posto de montadora asiática mais vendida da Europa no médio prazo. A meta é ampliar a oferta de crossovers na região nos próximos 3 anos para pelo menos 4 ou 5 modelos, abrangendo todas as variantes dessa categoria. Atualmente, a gigante coreana ocupa a terceira colocação no continente, perdendo para Toyota e Nissan, respectivamente.
No mercado europeu inteiro, o segmento de SUVs responde por quase 30% das vendas. Na Hyundai, essa participação é de 35%, com apenas dois modelos em oferta - Tucson e Santa Fe. Na co-irmã Kia, esta margem é de 41%, e na Nissan o índice chega a consideráveis 70%. Até mesmo a Toyota já observou a importância de investir na categoria. Antes do lançamento do CH-R, detinha apenas 12% de participação. Após a chegada do modelo, a porcentagem subiu para 30%.
"A ampliação da gama SUV é uma obrigação hoje, se você quer manter ou aumentar sua participação de mercado na Europa", disse o analista da JATO Dynamics, Felipe Munoz. Os esforços dos coreanos já começaram com a estreia do Hyundai Kona, e as expectativas são as melhores possíveis. Segundo previsões, o SUV venderá por ano algo em torno de 64 mil exemplares, sucedendo com folga o monovolume ix20, que vendia anualmente 33 mil unidades.
Além do Kona, os planos da Hyundai para a Europa incluem um modelo ainda menor e, posteriormente, outro de grande porte, a ser posicionado acima do Santa Fe.
Fotos: Divulgação
Galeria: Hyundai Kona 2018 - Galeria
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