Ações da FCA sobem 8,3% com rumores de interesse chinês
Empresas chinesas estariam fazendo ofertas para comprar Fiat-Chrysler
A possibilidade de alguma empresa chinesa comprar a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) foi o suficiente para valorizar a empresa. As ações da companhia subiram 8,3% nas bolsas de valores dos EUA no meio do dia, valendo US$ 12,57 (R$ 40,22) após o site Automotive News Europe revelar o interesse dos chineses pela fabricante multinacional.
De acordo com a notícia do Automotive News, a FCA já teria recusado a oferta de uma dessas empresas chinesas, porém outras ainda estariam negociando a aquisição do grupo. A Fiat-Chrysler já tentou fazer fusões com outras fabricantes, como GM e Volkswagen, inclusive com indiretas de seu CEO, Sergio Marchionne, mas nenhuma delas demonstrou interesse.
A compra de uma fabricante ocidental pelos chineses não é novidade. A Geely é uma das que mais investiu na compra de outras empresas. Adquiriu a sueca Volvo e a inglesa Lotus. A Dongfeng fez um acordo para conseguir 30% das ações do Grupo PSA, dono da Citroën e da Peugeot. Outras marcas foram salvas com dinheiro do oriente, como a Jaguar Land Rover, que foi adquirida pela indiana Tata Motors.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis quer rival francesa para Bentley e Rolls-Royce
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos