Assim como aconteceu com o Cruze (leia mais detalhes aqui), a adoção do novo motor 1.6 turbodiesel da General Motors no Equinox resultou no alcance de números invejáveis de economia. Embora a marca ainda não tenha se pronunciado oficialmente, dados divulgados pela EPA (Environmental Protection Agency) apontam que o modelo é capaz de percorrer até 16,6 km com um único litro do combustível, em ciclo rodoviário. A cifra no padrão local corresponde à média de 39 MPG e classifica o utilitário como o SUV não-híbrido mais econômico dos Estados Unidos.
Ainda segundo os números apresentados, a média geral fica em torno dos 32 MPG (13,6 km/l) e a autonomia gira na casa dos 929 km. A explicação para cifras tão animadoras está na modernidade do motor. Com 1,6 litro de deslocamento e bloco de alumínio, ele nasceu com a missão de substituir o antigo 2.0 com bloco de ferro fundido. A potência final é de modestos 139 cv, mas com torque de bons 33,1 kgfm. A GM diz ainda que o propulsor é um dos mais silenciosos do mercado, sendo capaz de gerar 65% menos ruído que o 2.0 do Jaguar F-Pace.
Nos EUA, o portfólio do Equinox é composto ainda pelos motores 1.5 de 172 cv e 2.0 de 255 cv, ambos turbinados e movidos a gasolina. Este último, inclusive, é o que estará sob o capô da versão que será vendida no Brasil até o fim deste ano, associado ao câmbio automático de 9 marchas. O lançamento por aqui deve acontecer por volta do mês de outubro.
Fonte: Environmental Protection Agency
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: serviço de carro por assinatura tem Equinox EV por R$ 11.700 mensais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet lança novo Equinox EV com 443 km de autonomia por R$ 419 mil