O Novo Volkswagen Polo chegará às concessionárias apenas no mês de novembro, mas já tivemos acesso a mais alguns detalhes do carro na fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Conforme adiantado por Motor1.com com exclusividade, o hatch terá uma versão de entrada com motor 1.0 MPI, o mesmo aspirado que equipa Up!, Gol e Voyage. Preço estimado é na casa dos R$ 50 mil.
Andando pela linha de montagem do novo Polo conseguimos ver também a etiqueta do Inmetro para essa versão. Segundo Conpet, faz 8,7 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o rendimento passa para 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l, respectivamente. Com este rendimento, recebeu nota A da entidade, tanto na sua categoria quanto na geral.
O 1.0 MPI será apenas a opção de entrada, levemente mais potente do que nos outros carros, gerando 84 cv (2 cv a mais) e sempre com câmbio manual de 5 marchas. Logo acima virá o 1.6 MSI, como opção intermediária e, no topo de linha, o 1.0 TSI de 128 cv. Uma das novidades, conforme contamos há algumas semanas, é a oferta do câmbio automático Tiptronic de 6 marchas para o 1.0 TSI, a primeira vez que esse motor utiliza uma transmissão desse tipo. Também será usado no 1.6.
Nesta ocasião foi possível ver o interior do Polo nacional pronto pela primeira vez, na versão básica. Estava com o cluster analógico semelhante ao do Golf, com dois contadores e a telinha da computador de bordo no meio. Trazia a central multimídia mais simples, um indício de que não terá versão com rádio simples. Outra novidade é o suporte para celular igual ao do Gol, Voyage e Up!. Volante é semelhante ao do Golf, porém, sem apliques metalizados, enquanto as maçanetas são de plástico preto. Os bancos são revestidos de tecido muito semelhante ao dos outros compactos da marca. Nenhum dos carros na linha de montagem tinha teto solar, o que deixa em dúvida se haverá a oferta deste item como opcional.
Outros detalhes já haviam sido revelados. Sabemos que terá suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, sendo 20 mm mais alta que no carro europeu. A versão 1.0 MPI terá freios a tambor na traseira, enquanto os modelos acima usarão freios a discos nos dois eixos. De olho no teste de colisão do Latin NCAP, a marca já confirma que o hatch terá quatro airbags em todas as versões (frontais e laterais), além de controle de estabilidade e tração (de série na TSI e opcional nas demais).
Fotos: Nicolas Tavares
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina mais potente que o brasileiro
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf