Após anos só observando o segmento de SUVs compactos, a Volkswagen está realmente empenhada em tirar o atraso. Tanto é que, após confirmar os inéditos T-Cross (Polo) e T-Roc (Golf), a marca alemã agora teria aprovado o desenvolvimento de um SUV do up!, de acordo com a publicação local AutoBild. Lembra-se do conceito Taigun mostrado no Salão de São Paulo em 2014, cujo projeto havia sido abortado? Então, parece que ele está voltando à vida...
Segundo a AutoBild, a questão é que, enquanto o T-Cross e o T-Roc foram prontamente aprovados pelo Conselho da VW Wolfsburg, o SUV do up! demorou muito mais para receber o sinal verde. O motivo é que o próprio up!, que vai lhe emprestar a base, é considerado um carro muito complexo e caro para custar pouco - entre outras coisas, porque ele quase não compartilha peças com outros modelos.
Quando o Taigun foi exibido por aqui, três anos atrás, fontes ligadas à VW davam como certo o desenvolvimento do SUVinho. Mas o mercado pareceu avançar rumo a SUVs um pouco maiores, como o Honda HR-V, e o projeto da marca alemã acabou congelado - e não abortado, como vinha sendo tratado até então. Agora, porém, o sucesso de modelos como o Renault Kwid teria motivado a marca alemã a retomar a ideia.
Outro motivo, ainda de acordo com a publicação, seria justamente a necessidade urgente do mercado brasileiro por um SUV compacto e de preço baixo, para custar menos que o Ford EcoSport. Assim, agora a expectativa é que o modelo seja lançado em 2020 com o nome de T-Track. Como o Taigun, ele medirá cerca de 3,80 metros de comprimento e utilizará somente motores 3 cilindros (1.0 MPI e 1.0 TSI). Mas o T-Track terá mais autonomia no design, além de altura do solo elevada. Versões serão todas com tração dianteira.
Preço estimado para o mini SUV é de 15 mil euros, ou cerca de R$ 60 mil.
Fonte: AutoBild
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta