Segredo - SUV do up!, Taigun volta à pauta na Volkswagen
Segundo publicação alemã, projeto foi retomado e mini SUV chega em 2020 - inclusive ao Brasil
Após anos só observando o segmento de SUVs compactos, a Volkswagen está realmente empenhada em tirar o atraso. Tanto é que, após confirmar os inéditos T-Cross (Polo) e T-Roc (Golf), a marca alemã agora teria aprovado o desenvolvimento de um SUV do up!, de acordo com a publicação local AutoBild. Lembra-se do conceito Taigun mostrado no Salão de São Paulo em 2014, cujo projeto havia sido abortado? Então, parece que ele está voltando à vida...
Segundo a AutoBild, a questão é que, enquanto o T-Cross e o T-Roc foram prontamente aprovados pelo Conselho da VW Wolfsburg, o SUV do up! demorou muito mais para receber o sinal verde. O motivo é que o próprio up!, que vai lhe emprestar a base, é considerado um carro muito complexo e caro para custar pouco - entre outras coisas, porque ele quase não compartilha peças com outros modelos.
De Taigun a T-Track
Quando o Taigun foi exibido por aqui, três anos atrás, fontes ligadas à VW davam como certo o desenvolvimento do SUVinho. Mas o mercado pareceu avançar rumo a SUVs um pouco maiores, como o Honda HR-V, e o projeto da marca alemã acabou congelado - e não abortado, como vinha sendo tratado até então. Agora, porém, o sucesso de modelos como o Renault Kwid teria motivado a marca alemã a retomar a ideia.
Outro motivo, ainda de acordo com a publicação, seria justamente a necessidade urgente do mercado brasileiro por um SUV compacto e de preço baixo, para custar menos que o Ford EcoSport. Assim, agora a expectativa é que o modelo seja lançado em 2020 com o nome de T-Track. Como o Taigun, ele medirá cerca de 3,80 metros de comprimento e utilizará somente motores 3 cilindros (1.0 MPI e 1.0 TSI). Mas o T-Track terá mais autonomia no design, além de altura do solo elevada. Versões serão todas com tração dianteira.
Preço estimado para o mini SUV é de 15 mil euros, ou cerca de R$ 60 mil.
Fonte: AutoBild
Fotos: divulgação
Galeria: VW Taigun 2014
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México