Mitsubishi Lancer some do configurador. Será que saiu de linha?

Marca nega, apesar de o sedã ter vendido apenas 357 unidades desde janeiro

Mitsubishi Lancer GT será produzido no Brasil ainda neste ano Mitsubishi Lancer GT será produzido no Brasil ainda neste ano

Produzido em Catalão (GO) desde 2014, o Mitsubishi Lancer sumiu do configurador no site da marca. O sedã vem emplacando cada vez menos neste ano e já teve sua produção encerrada ao redor do mundo. Os únicos lugares que ainda fabricam o Lancer são os EUA, que já confirmaram o fim do modelo para este mês de agosto, e a China, que criou uma versão exclusiva para o seu mercado. Teria saído de linha? Procurada pelo Motor1.com, a Mitsubishi diz que a produção segue normal e que analisará o que houve com o configurador. Apesar de ter todos os motivos do mundo para deixá-lo descansar em paz.

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Com a renovação de seus rivais, o sedã médio da Mitsubishi foi perdendo espaço. Em 2016, emplacou 2.762 unidades, superando poucos concorrentes, como Hyundai Elantra e Peugeot 408. De janeiro até agora, ele soma apenas 401 unidades e vende menos a cada mês. Emplacou 19 veículos em junho e apenas 11 em julho. Se a Mitsubishi não o tirar de linha e as vendas continuarem neste ritmo, talvez o mercado a obrigue a isso.

 

 

O Lancer ainda consta entre os modelos no site brasileiro, mas não pode mais ser montado ali. A seção dedicada ao modelo mostra o sedã em três configurações: HL (R$ 79.990), HLE (R$ 92.990) e GT (R$ 96.990), todas com o motor 2.0 de 160 cv e 20,1 kgfm, abastecido apenas com gasolina e sempre combinado ao câmbio automático de 5 marchas. Fora a ausência no configurador, outro sinal de que ele está saindo de cena é a nova loja modelo da marca no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Note que o Lancer não está em exposição. A justificativa da Mitsubishi é que será feito um rodízio dos modelos expostos no espaço e que, em breve, colocarão também o Lancer de produção.

 

 

Lançado em 2007 no resto do mundo e em 2010 no Brasil, o Mitsubishi Lancer mostra o peso de sua idade. Ele só continua bem vivo no mercado chinês, onde leva o nome de Grand Lancer (ou Lancer EX). O que não surpreende: com mais de 23,9 milhões de unidades vendidas, tem espaço neste mercado para praticamente qualquer carro.

O Grand Lancer está mais para um facelift do que nova geração: ele utiliza boa parte da mecânica do modelo antigo e a mesma plataforma GS, mas adota um design semelhante ao dos últimos modelos da marca, como o crossover Outlander, feito em parceria com a Pininfarina Shanghai. Até seu motor, o 1.8 de 139 cv, é uma apenas uma atualização do propulsor que já era usado por lá.

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo

Fotos: divulgação e arquivos Motor1.com

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