VW Atlas perde Top Safety Pick+ por conta dos "faróis pobres"

Performance nos testes de impacto foi bastante elogiada

2018 VW Atlas IIHS test 2018 VW Atlas IIHS test

Uma das principais autoridades dos Estados Unidos quando o assunto é segurança viária, o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) pôs à prova recentemente o grandalhão Atlas. Ele é a principal aposta da Volkswagen para o segmento de SUVs na América do Norte e tem vendido muito bem por lá. Os modelos que se saem muito bem nos testes da IIHS são chamados de Top Safety Pick+. E o Atlas ficou pertinho de consegui-la. Só não levou a classificação por um motivo: seus faróis.

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Eles tiveram classificação "pobre" e "marginal", de acordo com os critérios de avaliação. Recentemente, o IIHS determinou que só poderiam ser premiados com a nota máxima veículos com bons faróis. Até o Tesla Model S dançou por causa deles. O baixo desempenho de seu sistema de iluminação tirou do crossover a premiação máxima, obtida por rivais como Honda Pilot, Hyundai Santa Fe, Toyota Highlander e Mazda CX-9.

 

 

Mas o Atlas não se saiu de todo mal. O modelo recebeu a classificação Top Safety Pick e foi bastante elogiado quanto à performance nas provas de impacto. Ao todo, alcançou desempenho "Good" em 5 categorias: impacto frontal com sobreposição moderada, impacto frontal com pequena sobreposição, impacto lateral, deformação do teto, e apoios de cabeça. Menções positivas também foram feitas ao sistema de frenagem de emergência - item padrão em todas as versões. Normalmente, a classificação concedida para este quesito é “Advanced”, mas o Atlas levou a melhor ao obter o padrão "Superior".

 

 

Nos EUA, o Atlas emplacou em junho (primeiro mês completo de vendas) 2.413 exemplares. Foi o quarto modelo mais vendido pela marca no mês, ficando atrás apenas de Jetta, Passat e Golf (todas as versões somadas).

Fotos: IIHS e arquivo Motor1.com

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