Se por um lado a incrível procura pelo Model 3 quebrou recordes e elevou significativamente o valor das ações da Tesla, por outro tem feito muitos interessados desistirem de fechar a compra. Conforme relata o site norte-americano Recode, pelo menos 63 mil potenciais clientes cancelaram seus pedidos nos últimos meses por conta do longo tempo de espera. Dependendo do caso, a entrega do modelo pode demorar de 12 a 18 meses, fato que fez o número de reservas cair de 518 mil para 455 mil - ainda assim uma cifra impressionante.
CEO da marca, o sul-africano Elon Musk explica: “Estes cancelamentos vêm acontecendo há mais de um ano. Poderíamos inflacionar facilmente estes resultados, mas isso não faria sentido algum. É como se você estivesse em uma lanchonete esperando há uma hora e meia por um hambúrguer. Você realmente incentivaria outros clientes a pedirem mais lanches?”. A partir de agora, quem encomendar o sedã (e tiver bastante paciência) deverá recebê-lo apenas no fim de 2018 - na melhor das expectativas".
Tamanho descompasso entre demanda e oferta acontece, em especial, por conta da capacidade produtiva restrita da marca. Segundo previsões, o ritmo de fabricação neste ano deve girar em torno das 5 mil unidades semanais - ou cerca de 20 mil exemplares ao mês. “Falei sério quando me referi ao ritmo de produção como um inferno", confessou Musk. "Sabíamos que seria assim desde o começo, e não podemos culpar ninguém porque fomos nós que decidimos lançar o Model 3. Para ser sincero, acho que nunca estive tão orgulhoso com a Tesla”, completou.
Para 2018, a previsão é dobrar a produção e desafogar as gigantescas filas.
Fonte: Recode
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Tesla Model 3 é o carro mais vendido na Europa em março