Com a missão de ser o modelo chinês mais vendido do Brasil, o JAC T40 é finalmente lançado em nosso mercado. Chega às concessionárias agora no começo de agosto, com preço inicial de R$ 56.990, chegando a R$ 58.990. Seguirá a mesma estratégia que o T5, crossover maior lançado em 2016, desembarcando inicialmente na versão manual, deixando a variante com câmbio CVT para o 1º semestre de 2018.
“O JAC T40 foi integralmente concebido para o Brasil”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors local. “Tudo nele foi pensado para satisfazer o consumidor brasileiro, motivo pelo qual esperamos que logo se transforme em um sucesso de vendas.” E chega em um momento em que precisa fazer sucesso. O T5 ajudou a colocar a JAC na liderança entre as chinesas no país e o T40 deve aumentar a distância em relação aos rivais, que agora apostam em mais SUVs – a Lifan lançou o X60 com câmbio CVT, enquanto a Chery prepara o Tiggo 2 produzido em Jacareí (SP).
O T40 mede 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,55 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. A JAC compara sua largura com a do sedã J5, que tem somente 2 cm a mais. O porta-malas é de 450 litros. O crossover pesa 1.155 kg, o que pode fazer a diferença, já que usa o mesmo motor 1.5 16V JetFlex do T5, de 127 cv a 6.000 rotações e torque máximo de 15,7 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio é o manual de 5 marchas – como dissemos, o CVT fica para 2018.
Entra na polêmica de SUV ou não. A JAC irá aproveitar que tem altura em relação ao solo de 18 cm, o suficiente para cumprir o critério do Inmetro para receber essa classificação. De acordo com a marca, consegue fazer off-road leve e tem um conjunto de suspensão para tal. Os freios são de discos ventilados para as rodas dianteiras e discos sólidos nas traseiras.
Aos poucos, os chineses vão evoluindo em design. O JAC T40 é mais um que consegue ter identidade própria e dá um passo no estilo da fabricante. Estreia também novo logotipo, abandonando o símbolo da estrela para adotar uma marca com seu nome. A grade é menor do que a do T5 e toda cromada, com uma pequena ligação aos faróis. O para-choque conta com linhas bem diferentes do irmão maior. Ao contrário dos outros crossovers e aventureiros, o novo carro da JAC evita apliques de plástico nas laterais e caixas de roda. E nada de estepe pendurado.
A cabine mostra mais evolução. O volante, por exemplo, deixa de usar peças iguais às da Chevrolet, além de trocar o desenho por um com raios mais finos. Já o painel de instrumentos ainda tem um desenho mais simples, com uma pequena tela central para o computador de bordo e os contadores analógicos cercados por grandes peças de contorno prata. Destaque da versão mais cara, a central multimídia com tela de 8” conversa bem com o painel. Os bancos são uma mistura de couro com tecido.
Sua estratégia para atrair clientes é a que os chineses sempre irão utilizar, oferecendo um carro mais completo que a concorrência é mais barato. Por R$ 56.990, vem com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, direção elétrica e mais. Tem até itens exclusivos, como a câmera integrada ao retrovisor, que filma o trânsito e pode ajudar em caso de acidentes – chineses e russos usam muito esse recurso, para evitar fraudes de seguro.
T40 Pack 2 (R$ 56.990): Assistente de partida em rampas, aviso de cinto, banco do motorista com ajuste de altura, controle de cruzeiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidor de seta, faróis com regulagem elétrica de altura, luzes diurnas em LED, retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga leve de 16” com pneus 205/55, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, travas ISOFIX para assentos infantis e volante multifuncional em couro.
Opcional: Pintura bicolor (R$ 1.990).
T40 Pack 3 (R$ 58.990): Adiciona a câmera frontal na carcaça do retrovisor interno, câmera de ré e central multimídia com tela de 8”.
Opcional: Pintura bicolor (R$ 1.990).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente