Fugitivos e foras-da-lei terão uma dor de cabeça a mais quando tentarem cometer crimes nos Estados Unidos a partir de agora. Principal fornecedora de viaturas para o governo daquele país, a Ford apresenta nesta semana a superpreparada F-150 Police Responder, nada menos que a primeira picape certificada de fábrica para perseguição policial. Ela entrará para a frota do departamento de segurança do Estado do Michigan ainda neste ano, chegando ao comando de outras unidades policiais na sequência.
Conforme detalha a Ford, a F-150 Police Responder é baseada na principal configuração off-road da linha, a FX4. Por conta disso, conta com reforços como diferencial traseiro autoblocante, placas de proteção no assoalho para proteger os componentes mecânicos e rodas de aro 18" com pneus lameiros. Entre outros atributos, tem capacidade para carregar até 910 kg na caçamba e rebocar 3.175 kg. "Recebemos muitas demandas de xerifes de cidades rurais e de agências de patrulha de fronteira, que pediam um veículo resistente e robusto", explica a marca.
Outro detalhe interessante é que, como todos as viaturas preparadas pela Ford, a F-150 Police Responder foi desenvolvida com a assessoria de 26 consultores em segurança dos EUA e do Canadá. Tanto é que o sistema de freios e o velocímetro foram calibrados com informações da própria polícia. Além disso, os bancos e o assoalho têm acabamento em vinil para facilitar a limpeza e o para-choque dianteiro foi reforçado para suportar o choque da picape contra um veículo em fuga que possa ser interceptado.
Outras mudanças incluem a adoção de um alternador de 240 amperes (ideal para garantir o bom funcionamento dos vários dispositivos elétricos a bordo), bancos dianteiros com abas mais estreitas (para acomodar mais confortavelmente os policiais) e alavanca de câmbio posicionada na coluna de direção (o espaço tradicional é ocupado pelo equipamento de rádio). Fecham o pacote adereços específicos como quebra-mato especial, sirene no teto e capota marítima com função aerodinâmica.
Sob o capô, o motor 3.5 EcoBoost desenvolve 380 cv e 65 kgfm, garantindo 160 km/h de velocidade máxima. O câmbio é sempre automático de 10 marchas e a tração, 4x4.
Entre todas as grandes montadoras dos Estados Unidos, a Ford é a que mais fornece viaturas ao governo. Só no ano passado, a marca entregou 43 mil veículos, abrangendo 60% deste mercado. Além da F-150, a empresa desenvolve preparação semelhante para outros três modelos: o Explorer Police Interceptor Utility, o Taurus Police Interceptor Sedan e o Fusion Police Responder Hybrid Sedan. A van Transit e o SUV Expedition também recebem tratamento específico.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista