Isofix começa a ser obrigatório no Brasil a partir de 2018
Até 2020, regra valerá para todos os veículos vendidos aqui
Itens de segurança primordiais quando o assunto é proteção infantil a bordo, os sistemas de fixação Isofix e Latch (padrão norte-americano) passarão a ser obrigatórios no Brasil dentro de pouco tempo. A determinação é da resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabeleceu o dia 29 de janeiro de 2018 como data limite para que os pontos de ancoragem passem a vir de série em automóveis, SUVs e picapes de cabine dupla. A medida começa a valer para projetos novos e, em 2020, se estende a todos os carros comercializados no país.
Considerado o sistema mais seguro para fixação de cadeirinhas e assentos infantis, o Isofix é diretamente conectado à estrutura do veículo por meio de dois ganchos, dispostos lado a lado na base de cada assento lateral do banco traseiro. Na Europa o recurso está presente na maioria dos veículos e na Argentina também já é obrigatório. Nos Estados Unidos, estudos promovidos pelo NHTSA (órgão que regula a segurança viária) mostram que o uso do dispositivo reduz em até 40% o risco de lesão grave em crianças.
A consultoria Jato Dynamics estima que pelo menos 50% dos veículos novos vendidos hoje no Brasil saem de fábrica com o recurso.
Fotos: divulgação
Galeria: Fixação Isofix para cadeirinhas infantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança