Fãs de hatchbacks fortes agradecem o fim da espera. A Hyundai finalmente apresentou seu primeiro modelo N, o i30 N, versão mais forte da história do hatchback médio que fez muito sucesso no Brasil em sua primeira geração. Equipado com um motor 2.0 turbinado com injeção direta, ele entrega 250 cv com o pacote Standard e 275 cv com o Performance. Mas isso é apenas parte da mágica que o novo hot hatch pretende oferecer.
Para começar, finalmente veio a explicação para o que seria o N da divisão esportiva da Hyundai. Ele representaria uma chicane, prova de que o carro seria fã de curvas. E elas, dele. Isso é algo que só saberemos quando tivermos a chance de dirigi-lo, mas a marca coreana colocou um bocado de esforço em seu desenvolvimento. Além de testá-lo em Nürburgring Nordschleife, ela também contratou Albert Biermann, que era ninguém menos do que o vice-presidente de engenharia da BMW M. Em suma, o lugar certo e a pessoa certa para ter um esportivo de respeito.
Para começarmos as apresentações devidamente, o i30 N tem 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,45 m de altura e um entre-eixos de 2,65 m. Seu motor é um 2.0 T-GDI, com injeção direta e turbo, com as potências que já mencionamos no começo deste texto, sempre a 6.000 rpm, e 36 kgfm de 1.450 rpm a 4.000 rpm na versão de 250 cv e até 4.700 rpm na de 275 cv. A transmissão é manual de 6 marchas, com relação mais longa no modelo mais forte. Segundo a Hyundai, o N de 250 cv vai de 0 a 100 km/h em 6,4 s. O de 250 cv atinge os 100 km/h, partindo do 0, em 6,1 s.
Com o pacote Standard, o i30 N pesa 1.400 kg em ordem de marcha. Com o Performance, o peso sobe em 29 kg. Provavelmente por itens como a barra anti-aproximação nas torres de suspensão traseiras, que reduzem o espaço do porta-malas de 395 l para 318 l.
De série, o i30 N vem com rodas de liga leve de aro 18", com pneus 225/40 R18, mas pode ter também rodas de aro 19" com o pacote Performance, com pneus 235/35 R19. Com a primeira opção, a suspensão fica 4 mm mais baixa que a do i30 comum. Com as rodas de aro 19", o N fica 8 mm mais baixo.
Na parte que mais interessa a um modelo de alto desempenho, o sistema de direção, com assistência elétrica, seria uma tremenda evolução sobre estes sistemas. Chamado de R-MDPS, ela seria mais comunicativa que os sistemas comuns, com estabilidade em altas velocidades e respostas prontas em baixas. A suspensão eletronicamente controlada, chamada de ECS, permite a regulagem da firmeza dos amortecedores por válvulas solenóides.
Com diferencial de deslizamento limitado eletronicamente controlado, o E-LSD, e ajuste de rotações, para trocas mais suaves, o novo i30 N tem 5 modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. Este último permite regulagens ao gosto do motorista por meio de dois botões no volante. Eles permitem que o motorista selecione os modos Eco, Normal, Sport e Sport+ para motor, amortecedores, controle de estabilidade, E-LSD, ruído do motor, direção e ajuste de rotações.
O i30 vem com uma cor exclusiva, a Performance Blue (azul), essa das fotos, inspirada na dos modelos de competição da Hyundai, e oferece outras cinco: Clean Slate, Polar White (branca), Micron Grey (cinza), Phantom Black (preta) ou Engine Red (vermelha).
Assim como o Hyundai i30 Fastback, o i30 N tem diversos itens de segurança, como AEB (frenagem autônoma de segurança), DAA (alerta de atenção ao motorista, que monitora sonolência), ASCC (controlador de velocidade inteligente, a velocidades de até 180 km/h), BSD (monitor de ponto cego), RCTA (aviso de tráfego na traseira), LKAS (monitor de faixa), SLIF (leitor de placas de velocidade) e HBA (assistente de farol alto).
Será que ele consegue encarar o VW Golf GTI de igual para igual? Andando forte? Saberemos em breve. O i30 N começa a ser vendido no final de 2017 na Europa, com a promessa de chegar aos demais mercados em 2018.
Fotos: divulgação
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