A Volkswagen do Brasil comemora nesta quarta-feira (5) a produção do Gol de número 8 milhões. O responsável pela marca foi um Gol Track na cor branca, produzido na planta de Taubaté (SP), onde também são feitos os modelos up! e Voyage.
Com o feito, o Gol abre vantagem como o carro mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do mercado brasileiro.
“O Gol é o maior sucesso da indústria automotiva nacional por sempre ter se reinventado, traduzindo o gosto dos brasileiros em suas inovações. O Gol está em todos os locais do Brasil: nas grandes cidades, ou nas estradas de terra mais distantes. É um carro versátil, com robustez e qualidades comprovadas, além de ter a conectividade como um dos seus diferenciais”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
Lançado em maio de 1980, o Gol teve 6,6 milhões de unidades comercializadas no mercado nacional e 1,4 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países. Para se ter uma ideia, 8 milhões é a frota de veículos de passeio de países como a Holanda ou a Tailândia, segundo a Oica. Também vale dizer que os 8 milhões de Gol enfileirados dariam uma volta ao mundo.
Para produzir tantos Gol, a Volkswagen conta com duas unidades produtivas: Taubaté, no interior paulista, onde o modelo número 8 milhões foi fabricado, e a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o Gol divide a linha de produção com a Saveiro e Saveiro Cross. O modelo começou a ser fabricado em 1980, na fábrica de Taubaté, totalizando aproximadamente 4,9 milhões de unidades produzidas ali. Já a Anchieta passou a fabricar o modelo em 1994, e até hoje já produziu mais de 3,1 milhões de unidades do Gol.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela