Conceitos já serviram para adiantar ou estudar tendências. Hoje, eles adiantam modelos de produção, mas imagens de patente conseguem mostrar melhor como serão esses veículos. É o caso, por exemplo, do BMW X2, que apareceu no registro do Japão. O registro foi feito em 22 de fevereiro e publicado na última segunda (3).
Construído sobre a plataforma UKL2, de tração dianteira ou integral, o X2 é um X1 de estilo cupê, com teto mais baixo e de caimento mais suave, como o de um modelo esportivo. A gama de motores e de transmissões deve ser mais ou menos a mesma, assim como as dimensões.
A não ser pela altura, as demais devem ser as mesmas, como comprimento (4,44 m), largura (1,82 m) e entre-eixos (2,67 m). Os motores devem ser o 1.5 de 3 cilindros turbinado, assim como o 2.0 de 4 cilindros a gasolina e um 2.0 turbodiesel, com câmbio automático Aisin de 8 marchas.
Compare abaixo o conceito e o modelo de produção:
A dianteira está bem menos agressiva, sem as grandes entradas de ar laterais ou a central inferior. O "duplo rim" também ficou menorzinho e os faróis, menos afilados, o que é surpreendente. Afinal, o X2 deveria ser uma opção bem mais esportiva ao X1. Os retrovisores estilizados, obviamente, deram lugar a modelos tradicionais.
As coberturas plásticas em cinza que se vê no conceito foram mantidas com poucas modificações e as maçanetas de aberturas das portas, ausentes no modelo de exibição, foram instaladas ao longo do vinco lateral da carroceria. Até a pequena janela que invade a coluna C está presente.
Esqueça as saídas duplas de escapamento nas pontas do para-choque traseiro. Ou as lanternas protuberantes. O modelo de produção terá só uma saída, pequenina, mais para o centro e para a base do para-choque. Já as lanternas são totalmente integradas ao desenho da carroceria.
O pecado dos desenhos de patente é que eles são bastante simplificados em relação ao modelo que finalmente sairá nas fotos de divulgação. Fica a torcida para que o X2 em aço e vidros seja mais interessante do que estas imagens nos fazem supor, sob pena de ser apenas um X1 de teto baixo.
Fotos: reprodução, divulgação e arquivo Motor1.com
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