Motor1 - A Volkswagen faz 80 anos este ano - o conceito de carro popular mudou desde seu surgimento?
Stackmann - Eu acho que a VW conseguiu se reinventar completamente. Começando por suas origens - o Fusca, essencialmente - tivemos uma segunda onda de inovação liderada pelo Golf, que fez da VW o que é hoje, um player de volume real na Europa e na China.
Nós acreditamos que estamos apenas chegando à terceira grande onda de inovação para a marca, liderada por carros como o Golf e o Polo, mas também nos próximos anos pela família I.D. de carros elétricos.
A Volkswagen é fiel a si mesma, tem construído carros de alta qualidade e atemporais, com pensamento liderado pela engenharia.
No momento, estamos realmente focados regionalmente em construir carros adequados aos gostos dos clientes. Nossa equipe de design atualmente está trabalhando em 58 carros ao mesmo tempo. Isso mostra o alcance da nossa ambição nos próximos anos.
Motor1 - Você usa plataformas comuns a outras marcas do grupo VW. A diferença entre os carros da Volkswagen agora é mais uma questão de marketing?
Stackmann - Nossa abordagem, de fato, funciona. Cada marca tem uma personalidade e uma alma, se aproximando dos clientes de formas diferentes.
A Volkswagen é o verdadeiro coração de engenharia do grupo. A equipe em Wolfsburg atua como uma plataforma de crescimento para marcas como Skoda e Seat.
A instalação funciona e a base para os próximos 10 anos já foi colocada. Estamos convencidos de que a Volkswagen será mais forte do que nunca.
Motor1 - As coisas continuam correndo da mesma forma na Volkswagen neste momento?
Stackmann - Não, não estão. Nós nos vemos no meio de um enorme processo de transformação no momento e ainda estamos trabalhando com os efeitos da crise do Dieselgate.
Ele danificou a relação de confiança entre a Volkswagen e seus clientes, mas a cada mês vemos melhorias em termos de reconstrução dessa ligação.
Resolvemos as questões técnicas, mas precisamos reconstruir a força da confiança em nossa marca, o que acreditamos que podemos fazer e faremos em um curto período de tempo.
Os clientes ao redor do mundo realmente adoram a Volkswagen, e eles querem amá-la novamente. Precisamos dar-lhes as oportunidades para fazer isso com novos produtos e comunicação honesta e transparente.
Nós tivemos um grande encontro com concessionários de todo o mundo, e posso dizer que foi a reunião mais transparente que já tivemos.
Motor1 - Todos ficaram satisfeitos na saída?
Stackmann - Acho que sim. Nossos concessionários são parceiros importantes para nós, e eles precisam saber o que estamos oferecendo para os próximos 10 anos.
Eu acho que nós oferecemos um modelo de negócios justo e colaborativo para eles no futuro. Estamos tentando demonstrar que a marca está mudando e estamos felizes em ver que pessoas novas estão trazendo um impacto.
Motor1 - Finalmente, vocês têm um Polo GTI para dirigir em qualquer lugar. Aonde vocês irão?
Stackmann - Para ser honesto, o território perfeito para o novo Polo é o Reino Unido.
Está cheio de pequenas estradas, o carro ama curvas e uma vez que você cair em uma delas com o Polo, vai se apaixonar por ele.
Para mim, é o Polo perfeito, é lindo.
Fotos: divulgação
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