A família de produtos criados sobre a plataforma MQB A0 acaba de ganhar seu mais novo integrante. Depois da apresentação do Seat Ibiza e do VW Polo, chegou a vez do novo Seat Arona, o crossover compacto do modelo espanhol. O do Polo, que será chamado de T-Cross, será fabricado também no Brasil, provavelmente em São José dos Pinhais, e o Arona antecipa bastante do que se poderá esperar do futuro modelo brasileiro.
O Arona tem 4,14 m de comprimento e 1,54 m de altura. A Seat não divulga qual é seu entre-eixos, mas, como ela o compara ao Ibiza o tempo todo em seu informativo de imprensa, ele deve ter os mesmos 2,56 m que Ibiza e Polo ostentam, com algo muito próximo deles em largura (cerca de 1,75 m). O porta-malas, de 400 l, é bem maior do que os 351 l do Polo ou os 355 l do Ibiza.
Em termos de motores, nenhuma surpresa. São quase os mesmos dos hatchbacks: o 1.0 TSI de 95 cv é o de entrada, vendido apenas com uma transmissão manual de 5 marchas. Este mesmo motor será vendido com 115 cv, na qual ele ganha um manual de 6 marchas ou a DSG (automatizada de dupla embreagem) de 7 marchas, em versão GNV, o 1.0 TGI, com 90 cv e transmissão manual de 5 marchas.O 1.5 TSI de 150 cv, a exemplo do Polo, vem apenas com a manual de 6, enquanto o diesel terá motor 1.6 TDI, com câmbio manual de 5 marchas, para a versão de 80 cv, e também a DSG, para a de 95 cv.
Em termos de segurança e equipamentos, o Arona oferecerá ACC (controlador de velocidade ativo), Hill Hold Control, sistema de frenagem de emergência Front Assist, partida e abertura das portas sem chave (chamado pela Seat de Kessy), câmera traseira, um sistema multimídia com tela de 8", compatível com Apple CarPlay e Android Auto, carregador de celular sem fio, Park Assist (auxiliar de estacionamento), sistema de aviso em ponto cego e o Seat Drive Profile, que oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Eco e Individual.
Com quatro versões (Reference, Style, Xcellence e FR), ele começa a ser vendido na Europa em novembro. Os preços ainda não foram divulgados.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Direto de Paris: Como é o Volkswagen Tayron, substituto do Tiguan?