Mercado premium – Mercedes amplia vantagem sobre BMW em 2017
Cadillac registra maior crescimento. Confira os números!
Se as marcas premium também enfrentam tempos difíceis no Brasil depois de um bom tempo de relativa calmaria, o mesmo não se pode dizer de seu desempenho no mundo. Elas andam crescendo um bocado. E nenhuma mais do que a Mercedes-Benz. Confira o desempenho das marcas premium ate maio.
Mercedes-Benz
Cada vez mais líder entre as marcas premium, a Mercedes-Benz comercializou 193.741 veículos novos no mês passado, 13,5% acima do registrado há um ano. Graças a um crescimento de 14,3%, o acumulado de 2017 ultrapassou as 900 mil unidades (934.965) – comparando com os cinco primeiros meses de 2016, aproximadamente 100 mil unidades a mais saíram das concessionárias.
Maior mercado para a marca, a China respondeu por 50.015 unidades em maio, alta de 32,2% sobre 2016. Na Alemanha, foram 27.413 unidades (+17,4%). Já nos EUA, a marca registrou retração de 8,2%, com 26.893 unidades – ainda assim, manteve-se à frente das rivais.
Destaque do mês, o GLA atingiu a marca de 500 mil unidades vendidas desde o lançamento em 2014. Além disso, o Classe A superou a barreira das três milhões de unidades vendidas desde 1997. Já o Classe E (incluindo as versões sedã e station) viu as vendas crescerem 75,4%, com 30.866 unidades.
BMW
Com crescimento de 5,3% sobre 2016, a marca de Munique foi a preferida por 177.050 consumidores em maio. Nos cinco primeiros meses de 2017, a BMW registrou 845.147 unidades vendidas, 6% de avanço em relação ao ano passado.
O X1 foi o destaque entre os modelos: com 113.367 unidades entre janeiro e maio, o crossover aumentou as vendas em 47%, quase dez pontos percentuais a mais do que o Série 7 (26.292), top de linha da marca. A linha de modelos elétricos e híbridos, por sua vez, foi ainda melhor: com 33.221 unidades no período, avançou mais de 80%.
Audi
Em mais um mês de baixa, a Audi viu suas vendas menores do que no mesmo período de 2016. Em maio saíram das concessionárias da marca 159.600 unidades, 2,8% menos do que há um ano. No acumulado dos cinco primeiros meses (738.300), a retração foi maior: -5,9%.
Em seu maior mercado, a Audi caiu 4%. Apesar disso, as 48.012 unidades emplacadas na China representaram o melhor resultado em 2017. Foi na França (5.630), no entanto, onde a marca mais evoluiu (+7,6%).
O Q2 foi o grande destaque entre os modelos, com 33.750 unidades vendidas entre janeiro e maio na Europa. Já nos EUA, o brilho coube ao Q7, top de linha entre os SUVs/crossovers da marca: foram 13.618 unidades no período, alta de 12,3% sobre 2016.
Volvo
A Volvo manteve seu bom momento comercial no mês passado. Com 47.247 unidades, a sueca registrou alta de 12,2% sobre 2016. Entre janeiro e maio, foram 223.290 unidades, ampliando em 8,9% o desempenho do mesmo período do ano passado.
A China manteve o posto de principal mercado para a Volvo, com 9.779 unidades. Por lá, a marca cresceu quase 40%. Na Suécia (7.032) e nos EUA (6.202), a alta foi de 7,4% e de 12%, respectivamente.
O XC60 liderou o ranking interno com 15.639 unidades, 30% a mais do que no ano passado – surpreendente, já que a nova geração só representou 48 unidades deste total.
Cadillac
Mais tradicional marca de luxo dos EUA, a Cadillac foi um dos destaques de maio. Com 29.738 unidades comercializadas no mês passado, registrou um crescimento de 33,8% sobre 2016. Este foi o 12º mês seguido de alta na casa dos dois dígitos. No acumulado de 2017, foram 136.525 unidades, avanço de 32%.
A China, com 14.154 unidades, foi o mercado mais representativo – por lá, as vendas aumentaram expressivos 65,2%. Já nos EUA, onde foram vendidas 13.211 unidades, o avanço foi bem menor (+9,2%). Juntos, os dois países representaram mais de 92% das vendas globais da marca.
Entre os modelos, destaque para o crossover XT5 e suas 11.735 unidades. O ATS (versões sedã e coupé), por sua vez, ampliou as vendas em mais de 45%.
Land Rover
A montadora britânica fechou mais um mês em baixa. Com 31.874 unidades, a Land Rover viu as vendas caírem 7,1% em relação a maio de 2016. A retração no acumulado de 2017 (185.486) é um pouco menor (-5,7%).
A queda, ampliada pela retração nas vendas do mercado inglês, só não foi maior por conta da nova geração do Discovery, já à venda no Reino Unido, na Europa e na China, e pelos ótimos resultados do Range Rover.
Mini
Após registrar queda nas vendas em abril, a inglesa encerrou o mês passado em alta de 4,2%, com 31.124 unidades comercializadas. O acumulado de 2017, de 141.767 unidades, foi 3,8% superior ao registrado no mesmo período de 2016.
Mantendo o destaque dos meses anteriores, o Cabrio conquistou a preferência de 14.373 clientes desde janeiro e viu as vendas dispararem mais de 52%. O novo Countryman, lançado em março, emplacou 7.035 unidades somente no mês passado.
Jaguar
Impulsionada pela forte demanda pelo F-Pace e pelo crescimento da versão alongada do sedã XF no mercado chinês, a Jaguar fechou o mês de maio com 13.613 veículos comercializados, 28% acima do registrado há doze meses. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2017, a evolução é a maior registrada dentre as marcas premium (+64,8%), com 79.895 unidades.
Observação: Os dados da Lexus e da Porsche referentes a maio ainda estão indisponíveis.
Fontes: Daimler AG / BMW Group / Jaguar Land Rover / Volkswagen AG / Volvo Cars / Cadillac
Galeria: Mercedes-AMG E63 Sedan 2018
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