SUVs / crossovers em maio – Compass emplaca metade das vendas
Toyota SW4 segue absoluto entre modelos maiores
Jeep Compass soberano na faixa de entrada, Toyota SW4 dominante entre os modelos superiores. Confira agora todos os detalhes das vendas de SUVs/crossovers intermediários e grandes no mês de maio.
CLASSE II
Entre os modelos intermediários, o destaque absoluto foi o Jeep Compass. Com 4.450 emplacamentos, o Jeep produzido em Goiana (PE) ultrapassou os 62% de participação de mercado graças ao novo recorde de vendas. Para ter uma ideia do domínio, o vice-líder Hyundai ix35 (886) emplacou quase cinco vezes menos.
Na disputa pela terceira posição, quem se deu melhor foi o Mitsubishi Outlander (467), em alta de quase 20% nos últimos doze meses. O Hyundai Tucson, com 402 unidades, veio na sequência – vale ressaltar que este número soma as duas versões do modelo à venda no Brasil.
Crescendo acima de 80% sobre o resultado de abril, o Kia Sportage (358) foi o quinto, com boa folga sobre o Mitsubishi ASX (207), que perdeu quase metade dos compradores em relação a 2016. Menos, no entanto, do que os 65% de retração do Honda CR-V (66), ameaçadíssimo pelo Subaru Forester (65).
Agora comercializado exclusivamente com motor 1.4 TSi, o VW Tiguan registrou seu mês mais fraco em 2017, com apenas 56 emplacamentos – apenas cinco a mais do que o Dodge Journey (51). Longe de encantar os consumidores do segmento, o Toyota RAV4 foi ainda pior, com 46 unidades.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
JEEP COMPASS |
18184 |
4450 |
3940 |
4 |
62,32% |
64,82% |
12,94% |
111150,00% |
2º |
HYUNDAI IX35 |
3525 |
886 |
704 |
801 |
12,41% |
11,58% |
25,85% |
10,61% |
3º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
1777 |
467 |
319 |
395 |
6,54% |
5,25% |
46,39% |
18,23% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
1460 |
402 |
349 |
1796 |
5,63% |
5,74% |
15,19% |
-77,62% |
5º |
KIA SPORTAGE |
1165 |
358 |
195 |
311 |
5,01% |
3,21% |
83,59% |
15,11% |
6º |
MITSUBISHI ASX |
1251 |
207 |
241 |
400 |
2,90% |
3,97% |
-14,11% |
-48,25% |
7º |
HONDA CR-V |
543 |
66 |
91 |
188 |
0,92% |
1,50% |
-27,47% |
-64,89% |
8º |
SUBARU FORESTER |
301 |
65 |
58 |
56 |
0,91% |
0,95% |
12,07% |
16,07% |
9º |
VW TIGUAN |
333 |
56 |
70 |
172 |
0,78% |
1,15% |
-20,00% |
-67,44% |
10º |
DODGE JOURNEY |
156 |
51 |
3 |
123 |
0,71% |
0,05% |
1600,00% |
-58,54% |
11º |
TOYOTA RAV4 |
162 |
46 |
53 |
69 |
0,64% |
0,87% |
-13,21% |
-33,33% |
12º |
JEEP CHEROKEE |
170 |
36 |
24 |
38 |
0,50% |
0,39% |
50,00% |
-5,26% |
13º |
PEUGEOT 3008 |
13 |
12 |
0 |
24 |
0,17% |
0,00% |
- |
-50,00% |
14º |
SUBARU XV |
91 |
11 |
12 |
37 |
0,15% |
0,20% |
-8,33% |
-70,27% |
15º |
JAC T6 |
64 |
9 |
10 |
17 |
0,13% |
0,16% |
-10,00% |
-47,06% |
16º |
JEEP WRANGLER |
25 |
6 |
1 |
10 |
0,08% |
0,02% |
500,00% |
-40,00% |
17º |
SUBARU OUTBACK |
38 |
6 |
4 |
6 |
0,08% |
0,07% |
50,00% |
0,00% |
18º |
CHEVROLET CAPTIVA |
80 |
4 |
2 |
150 |
0,06% |
0,03% |
100,00% |
-97,33% |
19º |
FIAT FREEMONT |
7 |
1 |
1 |
44 |
0,01% |
0,02% |
0,00% |
-97,73% |
20º |
LAND ROVER DEFENDER |
8 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,02% |
0,00% |
- |
|
|
29353 |
7140 |
6078 |
4641 |
100,00% |
100,00% |
17,47% |
53,85% |
CLASSE III
Na faixa superior, nenhum modelo é capaz de chegar perto do Hilux SW4. Com 1.155 emplacamentos no mês passado, exatamente a mesma quantidade emplacada pelo Trailblazer durante todos os cinco primeiros meses de 2017, o modelo da Toyota ultrapassou os 63% de market share.
O Chevrolet, por sua vez, foi o preferido por 299 consumidores, seis vezes mais do que há um ano. Terceiro colocado, o Mitsubishi Pajero (188) vendeu mais do que a soma de todos os outros rivais.
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
TOYOTA HILUX SW4 |
5123 |
1155 |
978 |
1120 |
63,53% |
60,86% |
18,10% |
3,13% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1155 |
299 |
344 |
50 |
16,45% |
21,41% |
-13,08% |
498,00% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
788 |
188 |
155 |
223 |
10,34% |
9,65% |
21,29% |
-15,70% |
4º |
HYUNDAI SANTA FE |
329 |
82 |
57 |
123 |
4,51% |
3,55% |
43,86% |
-33,33% |
5º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
309 |
53 |
54 |
51 |
2,92% |
3,36% |
-1,85% |
3,92% |
6º |
KIA SORENTO |
144 |
35 |
17 |
43 |
1,93% |
1,06% |
105,88% |
-18,60% |
7º |
KIA MOHAVE |
10 |
4 |
2 |
3 |
0,22% |
0,12% |
100,00% |
33,33% |
8º |
DODGE DURANGO |
2 |
1 |
0 |
3 |
0,06% |
0,00% |
- |
-66,67% |
9º |
SSANGYONG REXTON |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,06% |
0,00% |
- |
- |
|
|
7861 |
1818 |
1607 |
1616 |
100,00% |
100,00% |
13,13% |
12,50% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Jeep Compass Sport Flex Teste Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Citroën Basalt tem primeiro aumento de preços no Brasil; veja tabela
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025